quarta-feira, 03 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: FERIDAS QUE PRECISAM SER CICRATIZADAS

POR Jornal Somos | 10/10/2022
Coluna Cairo Santos: FERIDAS QUE PRECISAM SER CICRATIZADAS

Imagem: Arquivo/Camara de Rio Verde

F

Foi realizada na última sexta-feira a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Verde. O vereador Idelson Mendes do Patriota foi eleito por 18 votos a favor e 03 abstenções para dirigir a casa pela terceira vez. Apesar de apenas uma chapa ser apresentada, muita articulação rolou durante toda a seção, e pelo menos outros 03 candidatos se apresentaram na oposição: Gerlos, Sargento Ubiratan e Orestes da Habitação.

 

Não conseguiram viabilizar chapa, mais conforme o discurso de cada um, após o pleito ficou claro que feridas foram abertas e alguns aliados de primeira hora do prefeito Paulo do Vale ficaram incomodados com a falta de apoio que não veio do dirigente maior do município.

 

Nos bastidores pós eleição, o que se comenta é que:

  • Zé Henrique se sentiu desprestigiado ao pedir e não receber a benção do prefeito a ponto de no discurso ter deixado recado a alguém, quem seria?;
  • o vereador sargento Ubiratan, que vinha com um nó na garganta desde a preferência pelo atual residente Lucivaldo na eleição anterior, chegou a denunciar ameaça de morte;
  • além do vereador Gerlos que teria sido procurado pra trocar a candidatura a presidente pela liderança do governo. Não aceitou e agora parece não ter sobrado nada.

 

A situação ficou ainda mais complicada depois que, segundo especulações, o dr. Osvaldo Fonseca, Juraci Martins e a vereadora, agora eleita deputada federal, Marussa Boldrin ter entrado na parada para eleger Orestres da Habitação sem sucesso. Nayara, Magrão, Gerlos, Ze Henrique, Ubiratan, Orestes fiéis escudeiros do prefeito Paulo do Vale poderiam estar tão magoados a ponto de pular para o bonde da oposição? Pra pensar: Daqui a menos de dois anos teremos eleição municipal e o prefeito Paulo do Vale não será mais candidato.

 

ELEIÇÃO 2024

 

Várias contas já estão sendo feitas visando o próximo pleito municipal em 2024 e pelo menos 03 candidatos já se manifestaram: Osvaldo Fonseca, Karlos Cabral e o candidato do prefeito Paulo do Vale (quem se habilita para descobrir quem será?).

 

Em rodas de boteco, já ouvi que apesar do prefeito Paulo do Vale ter eleito o filho deputado estadual com boa votação em Rio Verde, se comparar com 2018 foram pouco mais de 4 mil votos a mais do que recebeu na época o Chico do KGl que foi apoiado por ele. Então vamos às contas.

 

Se considerarmos somente os votos para candidatos de Rio Verde, a votação para deputado federal ficou assim: o candidato do prefeito Paulo obteve 42% dos votos contra 58%, dados aos candidatos de oposição, vitória da oposição. Na disputa para deputado estadual, se considerarmos a votação do Chico do KGL que não se sabe se foi ou não candidato da base do prefeito em Rio Verde, se sim, vitória da situação com 64% x 36%, com o Chico na oposição, vitória da oposição 53% x 47%. Parece ficar claro que o Chico pode vir a ser o fiel da balança.

 

Para melhorar essa conta de padeiro, na eleição para governador outra vitória da oposição, Caiado apoiado pelo prefeito obteve 48,37% dos votos e os adversários obtiveram 51,63%. Amigo leitor você pode até discordar das avaliações, mais os números não mentem jamais.

 

VOCE TEM DISCUTIDO POLITICA OU EVITADO?

 

A última pesquisa Datafolha mostrou que 49% do eleitorado brasileiro deixou de ter conversas sobre política com amigos e familiares nos últimos meses. Segundo o levantamento, feito de 27 a 28 de julho, o principal motivo para a redução das conversas sobre o tema é o desejo de evitar discussões diante do acirramento eleitoral (49%).

 

A decisão é maior entre os eleitores que pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representado 54% de seus apoiadores. Entre aqueles que apoiam a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), cerca de 40% não comentam mais sobre política. Há também os que afirmam evitar os temas por já terem sido ameaçados verbalmente por suas posições políticas (15%), assim como os que já sofreram ameaças físicas (7%).

 

Dos entrevistados, 54% disseram ter vivido, nos últimos meses, alguma situação de constrangimento, ameaça física ou verbal por causa de posições políticas. Os mais ameaçados são simpatizantes do PT (63%), eleitores de Lula (58%), mais instruídos (62%), eleitores que reprovam o governo Bolsonaro (62%), autodeclarados pretos (60%) e LGBTIs (65%). São dados da  pesquisa Datafolha e você pode ou não concordar.

 

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: