quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Todo apoiador de candidato não tem nenhuma dúvida que seu candidato vai vencer a eleição. Em Goiás, são 17 vagas em disputa para a Câmara Federal, e 391 candidatos aptos na disputa. Nesse vestibular são 23 candidatos por vaga, daí a dificuldade em apostar. Consultei alguns “cientistas políticos” e resolvi fazer as minhas apostas:
Deve eleger 02 (Dr. Zacarias Kalil e Silvye Alves). Conta a favor ser o partido do candidato ao governo que lidera as pesquisas e contra o numero reduzido na chapa para ajudar no coeficiente, apenas 07 postulantes.
Deve eleger 03 (Daniel Agrobon, Magna Mofato e Professor Alcides). Conta a favor ser o partido do candidato a presidência Bolsonaro que esta bem avaliado em Goiás e chapa completa com 18 postulantes.
Deve eleger 02(Ismael Alexandrino e Francisco Junior que foi em 2018 o quarto colocado com 111.778 votos). Conta a favor o peso da chapa que ainda tem Danilo Pereira.
Deve eleger 02(Celio Silveira e Marussa Boldrin). Conta a favor a força do Celio Silveira no entorno de Brasília e a força do agro que está com Marussa.
Deve eleger 03 (Adriana Acorsi, Rubens Otoni e Edward Madureira). Conta a favor a chapa completa com 18 nomes competitivos e a força do candidato a presidência Lula.
Deve eleger 01 (Alcides Rodrigues). Conta a favor a chapa com 17 nomes e a força do ex governador Cidinho.
Deve eleger 01 (Adriano do Baldy)
Deve eleger 01 (Elias Vaz). Conta a favor a chapa completa com 18 nomes e a fidelidade do eleitor do Elias Vaz.
Deve eleger 01 (Flavia Morais). Conta a favor, a força da Flavia que foi eleita em 2018 no segundo lugar e tem um eleitor fiel, apesar da chapa pequena.
A última vaga será uma disputa ferrenha entre a Leda Borges da confederação PSDB/CIDADANIA (chapa com 18) que é bem avaliada no entorno de Brasília e conta com chapa completa com 18 postulantes. Jeferson Rodrigues, Rafael Gouveia, Jovair Arantes e Rodney Miranda, todos do Republicanos (chapa com 16) bem equilibrada, disputa com a Leda. Agora é só esperar.
ERRO AO DIGITAR
O erro ao digitar o voto na urna eletrônica é motivo de grande preocupação de candidatos e partidos. Faltando dois dias para o 1º turno das Eleição 2022, os candidatos estão reforçando a distribuição de colinhas para evitar o erro. Cinco milhões de eleitores vão às urnas em Goiás escolher Presidente, Governador, Senador, Dep. Federal e estadual sendo assim cinco votos.
Como a eleição para presidente esta muito polarizada, muitos acreditam que esse é o primeiro voto, errado, será o último. A ordem correta é: deputado federal (4 dígitos), dep. Estadual (5 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos), presidente (2 dígitos). Se você inverter essa sequencia a urna vai entender que você quer anular o voto e ao confirmar, isso acontecerá sem chances de corrigir.
Leia com atenção na tela da urna o cargo que está sendo indicado para votação e não despreze a colinha. Bom voto.
SEGURANÇA NA HORA DE VOTAR
O eleitor tem manifestado grande preocupação com a sua segurança no momento do voto. As forças de segurança em Goiás esta garantindo a segurança dos eleitores com um esquema de segurança nunca visto. A polícia militar vai colocar em torno de 4.868 policiais e mais de 759 viaturas na rua; a policia civil garante em torno de 590 servidores entre delegados, agentes e escrivães e 232 viaturas; o corpo de bombeiros vai pra rua com 210 viaturas e em torno de 448 militares que ainda conta com a guarda municipal. Pode ir votar sem medo, a segurança esta garantida.
Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo
Contato: (64) 98116-3637
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.