Rio Verde

Coluna Cairo Santos: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO OU FÁBRICA DE MULTAS?

POR Thais Cabral | 24/07/2023
Coluna Cairo Santos: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO OU FÁBRICA DE MULTAS?

Imagem/Divulgação

A

A polêmica sobre esse assunto nunca vai deixar de existir: os radares espalhados por Rio Verde é fábrica de multas ou ajuda na educação no trânsito, servindo para diminuir o número de acidentes? Segundo dados divulgados pela Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito, a polêmica continua viva.

 

 

Os radares eletrônicos voltaram a funcionar em Rio Verde há pouco mais de um mês e a população deve estar atenta para não sofrer prejuízos em função das multas por excesso de velocidade. Para se ter ideia, neste período, cerca de 14 mil multas foram aplicadas na cidade. 

 

 

Por outro lado, o funcionamento dos equipamentos mostra que houve redução significativa do número de acidentes no município.  No total, a Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT) afirma que Rio Verde possui 37 radares espalhados por vários pontos da cidade, sendo que os aparelhos já registram irregularidades desde o começo do ano passado. 

 

 

Precauções como dirigir com atenção e sem pressa é uma das medidas para evitar as multas, mas muitos condutores ainda se mostram irregulares nesse sentido diante da grande quantidade de excessos dos motoristas já registrados. Para aqueles que ainda acreditam que os radares são fábricas de multa, tenho uma sugestão: vamos quebrar essa fábrica não fornecendo a eles matéria-prima?

 

 

Em termos de comparação, em junho de 2021, os radares aplicaram 6522 multas, número inferior do que as 10682 multas que ocorreram em junho deste ano, ou seja, uma diferença de 63%. 

 

 

A redução dos acidentes de trânsito em Rio Verde pode ser consequência do retorno dos radares, já que em junho do ano passado, época em que os equipamentos eletrônicos não funcionavam, aconteceram mais de 300 acidentes nas ruas, enquanto que no mesmo período deste ano, houve 265. Logo, a queda foi de 16%. 

 

 

Os locais onde os radares estão instalados estão muito bem sinalizados e apesar do tempo que os motoristas tiveram para acostumar com os radares, período que não estavam multando, o número de infrações surpreende, mostrando que alguns motoristas não estão preocupados com a sua segurança nem com a segurança de outros no trânsito e com isso o remédio acaba sendo muito amargo, as multas. E aí, vocês topam o meu desafio?

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES