quarta-feira, 03 de julho de 2024

Rio Verde

Coluna Cairo Santos: DEZEMBRO LARANJA

POR Jornal Somos | 26/12/2022
Coluna Cairo Santos: DEZEMBRO LARANJA

Imagem de AdoreBeautyNZ por Pixabay

C

Com a chegada do verão, o sol forte e calor que predomina em grande parte do país representam convites para atividades ao ar livre, banhos de mar, rios e piscinas. Para isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBO) promove o Dezembro Laranja para conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

 

No mês em que a prevenção de câncer de pele é evidenciada, o Governo de Goiás, por meio da secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), oferece aos goianos a realização de consultas e exames dermatológicos, gratuitos, para a prevenção e tratamento contra a doença. O câncer de pele é causado pela alta exposição ao sol e é uma das doenças mais comuns do mundo.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente no Brasil, são notificados cerca de 175 mil novos caso desse tipo, todos os anos. A SES-GO estima que o ano de 2022 deva se encerrar com 9.380 novos caso de câncer de pele. Do total, 4.440 são homens e 4.940, mulheres.

 

Em campanha, a SES-GO neste ano, esta abordando o tema: “Não espere até sentir na pele”. De acordo com o coordenador de Oncologia da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paulo Henrique Silva Costa, a exposição excessiva ao sol, sem proteção, pode provocar crescimento desordenado das células, o que leva ao desenvolvimento da doença.

 

Além disso, o médico destaca que as pessoas mais propensas a este tipo de doença, são as de pele clara, com pintas e manchas, como também, idosas, com histórico na família e aquelas que se expuseram muito ao sol. Rio Verde também se empenha na campanha e você precisa se proteger.

 

 

ALIVIO NO BOLSO

 

Até 31 de março de 2023, mais de 600 produtos, entre os quais medicamentos, alimentos e insumos de combate à pandemia de covid-19, continuarão a pagar menos para entrar no país. O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou, por três meses, as tarifas especiais para esses tipos de produto. Em nota, o Ministério da Economia informou que as decisões têm o objetivo de garantir que o governo eleito tenha tempo adequado para avaliar a dimensão e o impacto das medidas e decidir pela conveniência da manutenção das tarifas externas. A decisão saiu na segunda-feira (19), mas só foi divulgada nesta sexta-feira (23) à noite pelo Ministério da Economia. A Camex também prorrogou até o fim de março a redução à zero do Imposto de Importação do etanol e de alimentos como carne de boi, carne de frango, café, trigo, milho, farinho de trigo, óleo de soja, bolachas e biscoitos, massas, açúcar.

 

Segundo a pasta, as decisões foram tomadas em caráter temporário e excepcional, por causa da pandemia, da escassez internacional de insumos e do encarecimento global dos alimentos.

 

Inscritos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec), esses produtos atualmente entram no Brasil sem tarifa de importação. A alíquota zero valerá até 31 de janeiro, para o etanol, e 31 de março, para os demais itens. Ufa, pelo menos uma boa noticia nesta última semana do ano.

 

 

ATÉ QUANDO?

 

Talvez a noticia de maior repercussão neste final de semana foi a prisão de George Washington de Oliveira Sousa, após plantar uma bomba próximo ao aeroporto de Brasília. Ele afirmou em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), neste domingo (25), que gastou R$ 170 mil com armas. Mais cedo, ele confessou que planejava um atentado durante a cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 01 de janeiro.

 

O homem tem 54 anos, é empresário no Pará, e estava em Brasília participando do acampamento de militantes de extrema-direita que não aceitam o resultado das eleições. Foram apreendidos, com ele: dois revólveres, duas espingardas, três pistolas, cinco emulsões explosivas munições e uniformes camuflados. Esses itens foram encontrados em um imóvel que ele alugou na capital federal.

 

“Ele tinha registro de colecionador (CAC) e todas as armas estão no nome dele. No entanto, não há autorização para transitar com essas armas livremente. A situação se agrava porque ele viajou do Pará para Brasília sem guia de autorização de transporte”, afirmou a Polícia Civil do DF. Em depoimento, o criminoso disse que planejou a ação da bomba para chamar a atenção de outros apoiadores de Bolsonaro (PL) contra a eleição de Lula (PT). George Sousa será autuado por crime contra o Estado e porte e posse de arma de fogo.

 

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, há informações de que outras pessoas estão envolvidas na tentativa de explosão. A PC-DF passará a buscar os outros envolvidos a partir de segunda-feira (26). Diante desta noticia e para evitar que ela seja atribuída ao presidente Bolsonaro, pessoas próximas do presidente, entre elas o governador eleito de São Paulo, Tarcisio de Freitas, estão tentando convencê-lo de que seria um “ato de grandeza” de sua parte passar a faixa para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O principal argumento que seus aliados utilizam é o atual cenário de radicalização do país. Apesar de todos os esforços, parece que a decisão do presidente Bolsonaro já esta tomada e não haverá recuo. O  presidente Jair Bolsonaro (PL) não irá participar da cerimônia de posse do  presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro. O atual mandatário viajará para os Estados Unidos no próximo dia 28, onde ficará por alguns meses.

 

Bolsonaro disse a pessoas próximas que viajará para o condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, portanto não passará a faixa presidencial para Lula. O condomínio em questão pertence ao ex-presidente do EUA  Donald Trump e o convite a Bolsonaro teria sido feito pessoalmente pela amigo americano. Até quando vamos continuar acompanhando notícias dessa radicalização que só divide ainda mais o nosso País.

 

 

 

Coluna escrita por Cairo Santos - Jornalista Político e Esportivo

 

Contato: (64) 98116-3637

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: