quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução
Faleceu no início da tarde de ontem, 06, o ex-vereador de Rio Verde Elecir Casagrande, 54 anos. Segundo pessoas próximas, o vereador vinha enfrentando uma forte depressão, que culminou com o ato extremo do suicídio. O presidente da Câmara Municipal de Rio Verde Idelson Mendes decretou luto oficial de 03 dias no legislativo municipal. Elecir Casagrande Perpétuo Garcia foi uma das principais lideranças políticas de Rio Verde e da região Sudoeste. Um homem de visão, raciocínio rápido, de muitas habilidades profissionais, dotado de um imenso senso crítico e social, que não media esforços para ajudar aos menos favorecidos. No meio político era reconhecido e respeitado pelo seu poder de articulação, discurso persuasivo e carisma.
Casagrande nasceu no dia 18 de novembro de 1968. Era o filho mais velho de uma família de quatro irmãos. Seu Antônio Fernandes, seu Totó, pai de Ivanir Garcia, portanto avô de Casagrande, foi um dos fundadores do distrito de Lagoa do Bauzinho no município de Rio Verde.
Em 2004, colocou pela segunda vez seu nome à apreciação popular, lançando-se candidato a uma vaga no Legislativo Municipal. Com uma vida de luta, cercada de valores morais, pautada pela valorização da família e pela preocupação com o bem estar da população, pioneiro nesse tipo de projeto no Brasil, como vereador.
Filiou-se ao PP e logo assumiu o cargo de líder do prefeito. Casagrande foi eleito pelo PMDB, com 1.512 votos, para o mandato de 2005/2008. Neste período trabalhou em favor da moradia própria para os carentes. Fez e entregou mais de 80 casas populares e também representou Paulo Roberto Cunha na Câmara.
Em 2009, se reelegeu sendo o vereador mais votado da história de Rio Verde, com 2.452 votos. Foi eleito presidente do Legislativo Municipal, para o biênio de 2009/2010.
Permaneceu como liderança política e foi reeleito vereador de Rio Verde, para os mandatos de 2013/2016 e 2017/2020.
No decorrer do mandato de Presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Casagrande sempre foi amigo dos servidores, no qual preocupava com o bem-estar dos mesmos. Da mesma forma, foi muito querido e respeitado por todos servidores e vereadores que conviveram com o vereador e com a pessoa de Casagrande.
O corpo do vereador foi velado durante toda a noite no plenário da Câmara municipal onde ele viveu a maioria dos seus dias.
TITULARES DAS PRINCIPAIS COMISSÕES DA ALEGO.
Depois de os partidos definirem os líderes na Assembleia Legislativa a missão passou a ser a composição das principais comissões da casa.
Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Presidente: Wagner Neto (PRTB)
Vice-presidente: Amilton Filho (MDB)
Titulares: Wilde Cambão (PSD), Coronel Adailton (PRTB), IssyQuinan (MDB), Lincoln Tejota (UB), Talles Barreto (UB), Major Araújo (PL), Mauro Rubem (PT), Vivian Naves (PP), Cristiano Galindo (Solidariedade), José Machado (PSDB) e Veter Martins (Patriota).
Suplentes: Dr. George Morais (PDT), Lucas do Vale (MDB), Cairo Salim (PSD), Henrique César (PSC), Lineu Olímpio (MDB), Renato de Castro (UB), Amauri Ribeiro (UB), Delegado Eduardo Prado (PL), Antônio Gomide (PT), Alessandro Moreira (PP), Anderson Teodoro (Avante), Karlos Cabral (PSB) e Rosângela Rezende (Agir).
Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Presidente: Renato de Castro (UB)
Vice-presidente: Alessandro Moreira (PP)
Titulares: Wilde Cambão (PSD), Lucas do Vale (MDB), Lineu Olímpio (MDB), Lincoln Tejota (UB), ZeliFritsche (PRTB), Delegado Eduardo Prado (PL), Antônio Gomide (PT), Rosângela Rezende (Agir), Talles Barreto (UB), André do Premium (Avante) e Ricardo Quirino (Republicanos).
Suplentes: Wagner Neto (PRTB), Jamil Calife (PP), Cairo Salim (PSD), Amilton Filho (MDB), Lucas Calil (MDB), Amauri Ribeiro (UB), Coronel Adailton (PRTB), Paulo Cezar (PL), Bia de Lima (PT), Gugu Nader (Agir), Henrique César (PSC), Dr. George Morais (PDT) e Fred Rodrigues (DC). Estas são as principais comissões da casa e os deputados de Rio Verde estão presentes com Lucas do Vale (MDB) como suplente da comissão de constituição, justiça e redação e titular na comissão de tributação, finanças e orçamento. Karlos Cabral aparece como suplente na comissão de constituição, justiça e redação.
Sancionada Política de Educação Digital nas escolas do estado
De autoria do ex-deputado Henrique Arantes (MDB), foi sancionada pela Governadoria uma lei que visa instituir a Política de Educação Digital, intitulada Cidadania Digital, nas escolas de Goiás. A nova lei, já em vigor, tem o objetivo de adquirir uma tecnologia educacional capaz de garantir a filtragem adequada da internet dentro e fora das escolas. Dessa forma, entende-se como Cidadania Digital o comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, incluindo alfabetização, ética e segurança.
De acordo com a matéria, o Cidadania Digital deverá ser executado em articulação com outros programas apoiados técnica ou financeiramente pelo governo. O ex-parlamentar justificou a medida dizendo que a internet é indiscutivelmente um dos avanços mais significativos da modernidade e pode abrir portas para inúmeras oportunidades: “inclusive, para o compartilhamento de informações, a produção de conteúdo e a construção de conhecimento, a comunicação, o lazer e o entretenimento”.
O então legislador lembrou que, no passado recente, ficava-se horas em uma biblioteca para fazer uma pesquisa simples, agora, com alguns cliques, em segundos, tudo está ao alcance. Os educadores têm hoje incontáveis fontes de consulta e aprendizagem para aprimorar a forma e o conteúdo de suas aulas, disse Arantes. E finaliza: “A alfabetização digital refere-se à influência no uso e segurança de ferramentas digitais interativas e redes pesquisáveis. Isso inclui a capacidade de usar ferramentas digitais com segurança e eficácia para aprender, colaborar e produzir”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.