quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Tv Câmara/Câmara Municipal de Rio Verde
A atual legislatura entra no seu último ano. Os atuais vereadores têm os seus mandatos terminados em 31 de dezembro deste ano, daí a necessidade de realizar eleições em outubro/24. Vários dos atuais vereadores vão concorrer à reeleição, a questão é: quantos vão voltar?
Realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a Câmara de Rio Verde deu início ao calendário de sessões ordinárias do ano que tiveram como resultado, a aprovação de 14 Leis, 02 Resoluções e 294 Requerimentos.
Já na abertura dos trabalhos, o parlamento recebeu a visita ilustre do prefeito Paulo do Vale, novidade nessa gestão, ocasião em que o gestor fez questão de compartilhar com a Casa, o sucesso de sua administração e o desenvolvimento do município. Tradicionalmente, a Câmara abre na primeira sessão de cada mês o espaço para apresentações culturais, numa parceria entre o Poder Legislativo e a Secretaria Municipal de Cultura. Neste mês, quem se apresentou para os vereadores, público e internautas, foi a artista Luana Rocha, ao cantar alguns clássicos da música brasileira.
A semana também foi marcada pela volta das sessões itinerantes nos bairros, projeto que há muitos anos a Câmara não realizava. O Bairro Popular foi o primeiro a receber os vereadores. A intenção do presidente Idelson Mendes é de levar as sessões itinerantes em mais quatro bairros ainda este ano, além dos três distritos.
Nas sessões de fevereiro, oito vereadores (Luiz Encanador, Cabo Moraes, Lucia Batista, Elvis dos Brinquedos, Nayara Barcelos, Gerlos, Lindomar Neves, e Lucivaldo Medeiros) utilizaram o direito de uso da Tribuna Livre, onde abordaram temas políticos e de interesse da comunidade.
Dentre as matérias em pauta nas sessões de fevereiro, destaque para a aprovação unânime da Lei que autoriza o município repassar o valor de R$ 470 mil à ACIRV – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde, no intuito de fomentar a realização da Sudoexpo – Feira Multissetorial do Centro-Oeste, que acontece entre os dias 11 a 14 de setembro.
Outra Lei importante também aprovada por unanimidade foi a que abre créditos especiais no orçamento anual visando à inclusão das fontes de recursos em ações como as obras do novo Paço Municipal, Quadra da Saúde e o novo Hospital Municipal Universitário, além do custeio e aquisição de materiais para Hospital Materno Infantil.
Os créditos especiais ao orçamento municipal também serão voltados para a aquisição de um imóvel pelo IPARV – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais e a construção do Hospital Público Veterinário que ajudará sobremaneira no recolhimento de animais errantes, prevenção e controle de zoonoses, dentre outros serviços.
Agora em março têm mais, as próximas sessões ordinárias acontecerão entre os dias 18 e 22 de março.
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.