segunda-feira, 27 de maio de 2024

Coluna Bento Junior: TRADIÇÃO – DESFILE DE CAVALEIROS INICIA A SEMANA DA EXPO RIO VERDE

POR Bento Júnior | 30/06/2023
Coluna Bento Junior: TRADIÇÃO – DESFILE DE CAVALEIROS INICIA A SEMANA DA EXPO RIO VERDE

Foto: Divulgação/Sindicato Rural

C

Com mudanças exigidas pelo Ministério Público, o Sindicato Rural vem se adaptando através dos anos.

 

Apesar da Queima do Alho ser uma adição mais recente ao calendário da Expo Rio Verde, o Desfile de Cavaleiros saindo de uma das entradas da cidade, em direção ao Parque de Exposições, é o evento que já tradicionalmente abre os trabalhos de forma “oficial” no imaginário popular.

Ocorrendo normalmente no domingo anterior ao início das atrações da exposição, as comitivas reúnem cavaleiros, amazonas, montados a cavalo, em carroças ou em caminhões. Cada comitiva possui a sua temática, desde Folia de Reis, mulher pantaneira, temas de religiosidade, homenagem aos fundadores da comitiva até a força do agro e a ciência.

Vale ressaltar que esse ano uma das “polêmicas” foi uma decisão do MP que proibiu que "veículos estranhos ao evento", estivessem presentes no desfile, e caso a comitiva leve esses carros, perderá pontuações. Uma novidade, é a limpeza que será feita após a passagem das comitivas, que recolherá estrume dos animais por exemplo, já que itens como latinhas de cerveja ou refrigerante e garrafinhas de água já causam perda de pontos se forem jogados na avenida.
como pra andar a roda precisa rodar, seria bom deixar claro que tipo de rotação seria a proibida

A cada ano que passa, o desfile se renova de alguma forma. O que já foi um simples grupo de cavaleiros subindo a Presidente Vargas para marcar o início da festa agropecuária, hoje se tornou um acirradíssimo concurso entre as comitivas, cada qual com seu tema e sua beleza, que trazem ainda mais graciosidade à nossa querida Rio Verde.

 

 

Esse texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: