quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
O primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do Brasil foi fundado em 1947 em Porto Alegre. Em todo o Brasil, estima-se a existência de aproximadamente 2,5 mil CTGs, incluindo alguns no exterior, nos Estados Unidos, Portugal, Japão, Paraguai e China. O pioneiro entre os CTGs foi criado por oito jovens do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, como resposta à influência da cultura norte-americana.
Visando valorizar as tradições locais. O grupo recebeu o nome de "35 Centro de Tradições Gaúchas," em referência ao ano de início da Revolução Farroupilha, 1835. Os CTGs são caracterizados pelo galpão crioulo, onde os peões se reúnem e que também serve como sede para grandes eventos, remetendo às salas de festas das estâncias da elite gaúcha.
Com o advento da migração gaúcha para as terras do centro do país, claro, que Goiás não ficou de fora. Sendo um dos principais nomes da cultura gaudéria em Goiás, o CTG Querência de Rio Verde receberá no próximo sábado (11) um evento aberto ao público, que promete ser um ode ao Rio Grande do Sul.
Um dos maiores ícones da música tradicional gaúcha, Renato Borghetti, fará um show, na ocasião, que contará também com apresentação do Grupo de Danças do CTG Querência de Rio Verde e baile-show com o grupo Musical Querência Goiana (Jataí-Go). Reforçando que o evento é aberto ao público, com entrada franca, sem direito à alimentação. Os ingressos podem ser retirados no próprio CTG. Para quem gosta de cultura e tradição gaúcha, vale a pena conferir!
Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.