quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Rio Verde

Coluna Bento Junior: ESCRITORES AGORA TEM VEZ! E PCD’S TAMBÉM TEM VOZ!

POR Bento Júnior | 30/10/2023
Coluna Bento Junior: ESCRITORES AGORA TEM VEZ! E PCD’S TAMBÉM TEM VOZ!

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Verde

R

Rio Verde tem dado cada vez mais espaço para as mais diversas manifestações culturais. Já trouxemos aqui na coluna algumas como o Teatro e a Catira, mas hoje vim falar de uma das mais antigas manifestações culturais: a literatura. Sabendo das dificuldades que os escritores tem, para publicarem suas obras, o Secretário de Cultura Isaac Pires, juntamente com a equipe da secretaria, desenvolveu o projeto Escritores Agora Tem Vez, sobre o qual explicarei melhor em outra oportunidade.

 

Dentre os livros que foram acatados pela banca examinadora para o ano de 2023, a jornalista e mestranda em Comunicação, Sabryna Moreno, lança hoje (30), em Rio Verde sua cidade natal, o livro-reportagem “Vidas transbordantes: histórias reais de pessoas com deficiência”. O evento logo mais às 19h30, no Teatro Municipal Lauro Martins.

 

“O livro é resultado de um processo de reflexão sobre como o jornalismo e a sociedade retratam e interagem com pessoas com deficiência. Enquanto pessoa e enquanto jornalista, reconheci a importância do compromisso de enfrentar o capacitismo, de enfrentar o preconceito estrutural contra pessoas com deficiência. Por ser estrutural, assim como o racismo, por exemplo, é preciso reconhecer o capacitismo em si mesmo para enfrentá-lo”, comenta a autora.

 

“Essa aproximação [da Secretaria de Cultura com os escritores] visa apoiar esse grupo que recebe tão pouco incentivo da sociedade, e que ajuda a transformar as ideias e o avanço da sociedade, a literatura tem esse poder, então estamos apoiando mudanças. E Rio Verde tem uma quantidade enorme de escritores, sejam romancistas, poetas e tantos outros como livros técnicos ou históricos. Eu acho esse incentivo muito importante, por que eles com certeza não terão livros engavetados, eu tenho quatro livros que escrevi na juventude que ainda estão engavetados, era muito difícil o sonho de alguém publicar um livro, então é um sonho que está sendo realizado pra muita gente, que tinha esse desejo de publicar um livro e esperamos que cada vez mais escritores apareçam”, comentou o Secretário de Cultura.

 

Vale ressaltar ainda, que devemos aproveitar esse fomento à cultura, para buscarmos cada vez mais essa facilidade no acesso à cultura que temos tido. Seja por meio das caravanas da cultura, dos editais de produção cultural. Lembrando que o edital para os escritores que desejarem tentar lançar seus livros, o edital para 2024 deve ser lançado em breve, não deixem de acompanhar.

 

 

Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: