quarta-feira, 03 de julho de 2024

Coluna Bento Junior: CYBERSEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS; INSTAGRAM É ALVO DE GOLPISTAS DEVIDO SUA POPULARIDADE

POR Bento Júnior | 02/02/2024
Coluna Bento Junior: CYBERSEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS; INSTAGRAM É ALVO DE GOLPISTAS DEVIDO SUA POPULARIDADE

Foto: scyther5/iStock

&

É inegável que o Instagram caiu no gosto dos brasileiros. Seja para postar sobre a própria vida, seja para ficar mais próximo de amigos, fazer compras ou até usar para impulsionar o negócio, essa rede social faz parte do dia a dia dos brasileiros. Segundo dados do relatório global digital da Meltwater, é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários (Atrás apenas do WhatsApp e do Youtube apenas). E é justamente por isso que o Instagram tem sido mais um alvo de golpistas.

 

Aqui em Rio Verde, tivemos duas situações de golpes, de maneiras diferentes. A primeira, a vítima foi o próprio Jornal Somos, onde hackers invadiram o perfil e alteraram a senha, nos levando a uma extensa tentativa de recuperação da conta, recuperada com sucesso.

 

Outra situação, mais recente, é a do perfil do Mulligan Golf Bar, que tiveram uma nova conta criada para se passar por eles. No caso do empreendimento, o @ da conta dos golpistas é praticamente idêntico ao original. No perfil os golpistas solicitavam dados pessoais dos clientes, a fim de aplicar outros golpes com esses dados em mãos.

 

 

Reforçamos a importância de ficarem sempre atentos à esses tipos de situação, seja ativando diferentes barreiras para que hackers não tomem as suas contas, seja observando bem as contas dos estabelecimentos que você segue, lembrando sempre que se for vítima de uma tentativa de golpe dessas, se deve procurar a Polícia Civil para registrar a ocorrência.  

Mas como um hacker invade o Instagram para aplicar um golpe?

É claro que esse processo não é simples. Por isso, entender seu funcionamento pode ajudar a evitar que isso aconteça. São diversos os golpes aplicados na internet hoje em dia: golpe do cartão de crédito, golpe do Whatsapp clonado, e agora também é preciso estar atento ao roubo de conta do Instagram.

 

Geralmente o invasor anuncia produtos usados por preços muito baixos para os seguidores da vítima da invasão. Ao ver preços tão atrativos, rapidamente as pessoas entram em contato com a conta e fazem um Pix, acreditando que quem está vendendo é uma pessoa que elas conhecem, mas elas nunca recebem os produtos.

 

 

São diversas as formas que esses invasores utilizam para enganar os seguidores da conta roubada, mas o ponto principal é saber como um hacker invade o Instagram, para poder se prevenir. A invasão pode ocorrer de diferentes maneiras. As principais são:

  • Utilizando um link que instala malwares.

Nesses casos, o dono da conta recebe um link por mensagem ou clica em um link divulgado por um perfil falso. A partir desse momento é instalado um tipo de vírus, chamado de malware, que permite o roubo dos dados da conta.

  • Por meio de dados conseguidos a partir de vazamentos.

Quando ocorre um vazamento de dados, muitas informações sensíveis podem ser disponibilizadas para pessoas mal-intencionadas, como senhas.

 

Nesses casos, os hackers descobrem senhas do usuário e tentam acessar a conta. Uma vez que os invasores conseguem acessar a conta, alteram todos os dados de acesso, como o e-mail cadastrado, número de telefone e senha, o que dificulta a recuperação da conta.

 

Caso você tente acessar sua conta do Instagram com a senha e não consiga, pode ser que a conta tenha sido invadida. Para ter certeza, procure no seu e-mail de cadastro uma notificação do Instagram sobre a mudança de e-mail ou senha. Pode ser que esse e-mail tenha passado despercebido.

 

Se encontrar um e-mail de solicitação de mudança de cadastro da conta sem ter realizado esse pedido, é hora de entrar em contato com o suporte do Instagram. Lembre-se também de avisar todos os amigos e familiares para que eles não caiam em golpes. Nem sempre é fácil recuperar uma conta de Instagram roubada, mas vale a pena tentar. Antes de qualquer coisa, é aconselhável registrar um boletim de ocorrência para evitar qualquer responsabilização por algum ato dos golpistas.

 

 Este texto não reflete necessariamente a opinião do Jornal Somos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: