sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Neste 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Colégio Estadual Filhinho Portilho, de Rio Verde, realizou atividades com seus alunos sobre essa importante Semana da Consciência Negra 2020, trabalhando o livro ‘O cabelo de Lelê’, onde os estudantes utilizaram a criatividade para fazerem artes ilustrando a obra.
A arte feita pelas alunas foi integrativa, sendo realizada uma pintura ou desenho no papel A4 e, depois, utilizando instrumentos diversos para criar o cabelo de Lelê. Em uma das atividades, por exemplo, foi usado macarrão parafuso, e em outra, papel enrolado.
A comemoração de 20 de novembro foi instituída oficialmente em 2011, pela Lei n° 12.519. A data escolhida faz referência à morte de Zumbi em 1695, líder do Quilombo dos Palmares, que desempenhou um papel importante na resistência à escravidão no Brasil, sendo escolhido, posteriormente, no ano de 1978, como símbolo da luta e resistência dos negros escravizados em terras brasileiras.
Sendo assim, o Dia da Consciência Negra foi criado para celebrar e relembrar a luta dos negros contra as diversas opressões sofridas no Brasil, se tornando feriado em alguns locais, como em todas as cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso, o que possibilita uma maior reflexão sobre o tema. Em Goiás, somente quatro municípios celebram a data: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.
— Jornal Somos (@JornalSomos) November 20, 2020
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.