quinta-feira, 28 de março de 2024

Coes avalia que Rio Verde pode manter comércio aberto até o fim da pandemia se regramento for obedecido

POR | 22/07/2020
Coes avalia que Rio Verde pode manter comércio aberto até o fim da pandemia se regramento for obedecido

Reprodução de vídeo

E

Esta semana começou o retorno e abertura das atividades do comércio de Rio Verde e a dúvida que fica é se será fechado novamente a partir do dia 03 de agosto, quando finaliza os 14 dias. Sobre isso o coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) da cidade, responsável pelas ações de enfrentamento no novo coronavírus, Dr Wellington Carrijo, avalia, porém, que a abertura possa ser permanente desta vez.

“Se a população obedecer ao regramento, podemos manter o comércio aberto até o fim da pandemia”, disse a um jornal de circulação estadual.

 

Segundo ele, diversos fatores levam a crer que o coronavírus está entrando em fase de controle no município.

“Esse isolamento 14x14 tem se mostrado muito eficaz, além de que nossos leitos de enfermaria subiram para 112, temos 75 leitos de UTI. Esses fatores combinados à testagem em massa que fizemos fez com que diminuíssemos a cascata de contágio”, explicou.

 

Para Carrijo, Rio Verde, que aderiu ao isolamento intermitente há 2 meses, está quatro semanas à frente do Estado quando o assunto é controle da Covid-19.

“Nossa taxa de ocupação hospitalar está em 35% e diminuindo enquanto em outras grandes cidades de Goiás ela aumenta. Nós acreditamos que, com isso, já passamos do pico e já podemos vislumbrar uma fase de platô”, disse.

 

Segundo explicação, o platô é a palavra usada para indicar quando a curva da doença chegou a um estado plano, ou seja, quando não há aumento na linha de casos ou mortes diárias. O médico ainda avalia que além da taxa de ocupação, "conseguimos conquistar as melhores taxas de isolamento se comparado com as cinco maiores cidades do Estado”.

 

Na atual situação de abertura, o comércio em geral e as atividades de prestação de serviço podem funcionar desde que obedecidos critérios para impedir a disseminação do vírus. A previsão era de que tudo voltasse a fechar no dia 2 de agosto, mas isso pode mudar a depender da avaliação da prefeitura sobre o cenário da Covid-19 no município. 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Em 24 horas Rio Verde registra 104 novos contaminados e mais 1 morte por coronavírus

 

 

Fonte: O Popular

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: