terça-feira, 29 de abril de 2025
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O governo federal anunciou a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vai ofertar 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos da administração pública federal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Do total de oportunidades, 2.180 vagas são para contratação imediata, sendo 1.672 para nível superior e 508 para nível intermediário. Outras 1.172 vagas serão destinadas à formação de cadastro reserva, todas de nível superior. Segundo a ministra, a convocação dos aprovados na lista de espera deve ocorrer logo após a homologação do resultado.
“A criação do cadastro reserva não significa que não haverá contratação, mas sim que o número de convocados poderá variar conforme a necessidade de pessoal de cada órgão”, destacou Dweck.
Provas em duas etapas
Uma das novidades do CPNU 2 será a realização das provas em duas fases e datas distintas. A prova objetiva está prevista para o dia 5 de outubro de 2025, em 228 cidades do país. Os candidatos aprovados nessa etapa participarão da prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
De acordo com a ministra, a mudança busca melhorar o processo de seleção. “No CPNU 1 fizemos tudo no mesmo dia, mas agora percebemos que dividir as etapas é uma forma de aperfeiçoar o concurso”, explicou.
Blocos temáticos e inscrições
Assim como na primeira edição, as vagas estarão organizadas em blocos temáticos, que agora serão nove (antes eram oito). O candidato poderá escolher cargos de interesse dentro de um mesmo bloco, definindo a ordem de preferência.
A banca examinadora ainda será escolhida através de chamamento público, sem necessidade de licitação. O edital do concurso deverá ser publicado no início de julho, com as inscrições abertas também em julho. A divulgação dos resultados finais está prevista para fevereiro de 2026.
Retrospectiva: o sucesso do primeiro CNU
A primeira edição do CPNU, realizada em 2024, foi considerada o maior concurso público já organizado no Brasil, com 2.144.397 inscritos disputando 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As remunerações variavam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.
As provas foram aplicadas em 18 de agosto de 2024, em todo o país. Na última sexta-feira (25), o governo autorizou a convocação de 4,3 mil aprovados do primeiro certame, com nomeações previstas para maio em 16 órgãos federais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Fatores como a queda do preço do diesel, escoagem da safra e desempenho industrial explicam a estabilização dos preços, após série de altas
Cidinha enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro enquanto o Tigrão vai à Belo Horizonte visitar o Cruzeiro