quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta quinta-feira, após reunião entre autoridades, o prefeito de Rio Verde, Dr Paulo do Vale assinou dois acordos de cooperação com o Instituto Federal Goiano para o desenvolvimento social e econômico de Rio Verde. Segundo a nota divulgada pela assessoria de Comunicação da Prefeitura, o objetivo dos convênios seria para o desenvolvimento social e econômico de Rio Verde.
O primeiro convênio prevê a capacitação de produtores rurais por meio do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), com foco em soluções tecnológicas de alto valor agregado na agricultura. A iniciativa vai contribuir para a implementação do Cinturão Verde, transformando o município em exportador de hortifrutigranjeiros e referência regional no setor.
O outro acordo objetiva a estruturação do Jardim Botânico de Rio Verde, que foi aprovado em 2015 pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O projeto tem como objetivos atuar na conservação de espécies, oferecendo educação ambiental e desenvolvimento com sustentabilidade. Já conta com centenas de projetos concluídos e outros em andamento, dentre eles, projetos que envolvem germinação, propagação, banco de germoplasma, avaliação de fatores do ambiente no estabelecimento das espécies, caracterização da diversidade genética, importância ecológica e potencial econômico de espécies nativas.
Além disso, dezenas de espécies nativas do Cerrado e também plantas exóticas são estudadas e milhares de mudas já foram plantadas em diversas áreas do campus, como, no bosque, nos arredores de nascentes e próximos aos prédios pedagógicos e áreas de lazer e descanso. O JBRV está sendo estruturado dentro do Campus Rio Verde, que tem 211 hectares, constitui-se como uma das estratégias de preparação do município de Rio Verde para enfrentamento dos desafios decorrentes do aquecimento global.
De acordo com um dos coordenadores do Projeto Jardim Botânico, professor Edson Luiz Souchie, toda a parte jurídica envolvendo as ações, tanto da prefeitura, quanto do IF Goiano, já foi tramitada. O próximo passo agora é a finalização dos projetos das obras que irão caracterizar o Jardim Botânico de Rio Verde. Os trabalhos serão feitos em parceria com a secretaria de obras de Rio Verde e engenheiros civis e arquitetos do IF Goiano.
Além do prefeito e reitor do IFGoiano, Elias de Pádua Monteiro, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Dannillo Pereira, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Denimarcio Borges; a secretária de Meio Ambiente, Marion Kompier e o procurador geral Vinícius Campos. E ainda, representando o IFGoiano, Adriano Jakelaits (Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Rio Verde), Edson Luiz Souchie (Gerente de Ambiente e Agropecuária), Vicente Pereira de Almeida (diretor do Ecossistema de Inovação do IF Goiano) e Alan Carlos Costa (pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano).
(Fonte: Comunicação da Prefeitura e Comunicação do IFGoiano)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.