quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O Centro de Apoio à Pessoa em Situação de Rua de Rio Verde, de responsabilidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), foi inaugurado hoje, nesta quinta-feira (5), às 14h, em meio às comemorações referentes ao aniversário da cidade. O evento foi simbólico, uma vez que o local já estava em funcionamento, e ocorreu para celebrar este novo benefício do município.
No Centro são oferecidos café da manhã, almoço e jantar a estes rio-verdenses em situação de vulnerabilidade, bem como são disponibilizados produtos de higiene pessoal, uma lavanderia, um banheiro e dormitório, para que possam lavar suas roupas, tomar banho e dormir. Além disso, o local também oferta apoio social aos necessitados, como auxílio para fazer documentos e buscar emprego.
"Nós criamos o centro de apoio às pessoas em situação de rua para dar um suporte à essas pessoas terem a oportunidade de vir, tomar o seu banho, ter as refeições... aqui nós servimos café da manhã, almoço, jantar... então, um cafézinho preto sempre tem de manhã e a noite... se quiserem até dormir, também é acolhido aqui. Nós temos as nossas assistentes sociais e psicólogas que fazem toda a acolhida aqui, e quando precisa, direcionam... a gente vai tentando ajudar essas pessoas em situação de rua", explica Lillian Martins, Secretária de Assistência Social e primeira-dama de Rio Verde.
A população geral de Rio Verde já contribui – e está convidada a ajudar sempre que possível –, com a realização de doações de roupas e calçados para serem distribuídos entre estes moradores em vulnerabilidade. O Centro está localizado na Rua General Borges, 1738, Jardim Goiás, e o telefone para contato é 3602-8800.
“Essa casa vai mostrar esse cuidado que a nossa gestão tem, também, com o ser humano. Nós vivemos construindo em função das pessoas. Então, esse aqui é só o começo. A Lillian, a Secretária de Assistência Social, e toda sua equipe, tá desenvolvendo, junto com a engenharia, muito maior, mais adequado, para que possa estar não só apoiando, mas capacitando as pessoas que vão passar por aqui. Nós vamos ter uma assistência médica, tentar convencer os dependentes químicos que recorrem a casa à fazer um tratamento... não é só chegar, fazer a alimentação, tomar seu banho.. mas também vai ter todo um trabalho", disse o prefeito Dr. Paulo do Vale, durante a inauguração.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.