terça-feira, 23 de abril de 2024

Rio Verde

CAPOEIRA COMO MELHORIA DE VIDA

POR Jornal Somos | 22/06/2018
CAPOEIRA COMO MELHORIA DE VIDA

Wanderson Gonçalves

&

 

A capoeira é um englobado de tudo:?uma dança, um esporte, uma cultura e arte marciais. Surgiu na época dos escravos para que eles se libertassem de uma condição de prisão, os negros começaram a camuflar a luta com as danças para que os seus senhores não descobrissem a parte de luta e associavam com algum tipo de manifestação, o principal instrumento usado é o berimbau.

Num contexto geral, a capoeira era um pouco mais rústica, não era dado como profissão pelos próprios capoeiristas, hoje a profissionalização é mais ampla, através de cursos, workshops e graduação na área.

‘’A capoeira,para mim, faz parte do meu ser. Quando me inseri, vim do futebol e um amigo me apresentou a capoeira e eu nunca mais consegui largar, é minha vida’’, conta o capoeirista Wanderson Gonçalves.

Ele conta também que ela pode oferecer muitas oportunidades, como conhecer novos lugares, cidades brasileiras e outras nacionalidades.

O Grupo de capoeiristas Nagô está em cerca de 23 países. Em Rio Verde há alguns projetos voltados para levar as pessoas para a capoeira, em um clube e uma escola da cidade, esse projeto realiza aulas e despertam a curiosidade e procura das pessoas.

A prática de capoeira pode ajudar a moldar a personalidade e tirar crianças, jovens e adultos de uma condição desfavorável, como as ruas e as drogas e por se tratar de um esporte, traz benefícios também para a saúde e expressão corporal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: