quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Com o slogan “Amamentação é a Base da Vida”, a nova campanha de aleitamento, lançada este ano em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarréia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Há 26 anos, mais de 100 países celebram a Semana Mundial da Amamentação de 1º a 7 de agosto. Estes dias foram definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com base na Declaração de Innocenti, assinada em 1º de agosto de 1990. O documento foi elaborado traçando objetivos relacionados à amamentação para reduzir a mortalidade infantil.
O tema é bastante recorrente, mas, ainda falta informação e aceitação. De acordo com Tallita Sanqueta, contadora e doula, a conscientização é um dos principais pontos.
“É de extrema importância falarmos sobre amamentação em um país onde a média de tempo que as mães amamentam é de apenas 52 dias. Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação exclusiva, da importância do leite materno. Não existe leite que se compare com o leite materno, ele é o único alimento que o bebê precisa até o sexto mês,é a primeira vacina para protege contra doenças, além do vínculo afetivo importante para a criação. As mães precisam de apoio e informações para amamentar, e durante essa semana esse tema é mais difundido. Os tabus existem e são inúmeros, mas, o principal deles é a falta de apoio e informações. Ainda, infelizmente, muitas crendices são repassadas, até por profissionais da saúde. A mulher não acredita mais que seu leite é capaz de sustentar seu filho.”
Durante essa semana várias atividades acontecem ao redor do mundo. Em Rio Verde, essas mães possuem um grupo em um aplicativo de mensagens, elaborado justamente para apoiar, aconselhar, instruir e acolher diversas mulheres. Juntamente com um grupo de profissionais da saúde, elas realizaram ontem (05) o “Mamaço”, um encontro com aproximadamente 100 pessoas para a conscientização da importância dessa atitude que é simples, mas repleta de amor.
Nacionalmente, quem coordena a Semana de Amamentação é o Ministério da Saúde, responsável por adaptar o tema do ano e por elaborar os materiais informativos para distribuição pública, com o apoio das Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, da Rede Brasileira de Bancos de Leite e de ONGs ligadas ao aleitamento materno.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.