sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Paralelamente acontecem duas campanhas de vacinação no município de Rio Verde. A primeira delas é a Campanha contra o Sarampo, que segundo calendário nacional, está sendo realizada em etapas e teve início em 2019. Em outubro a imunização aconteceu para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, em novembro a segunda fase contemplou jovens de 20 a 29 anos. Em 2020 a terceira fase foi realizada em fevereiro e março para crianças e jovens de 5 a 19 anos. A gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde destaca que nesta quarta fase todas as pessoas na faixa etária estabelecida devem se vacinar.
“Essa quarta fase é indiscriminada, ou seja, independente do número de doses anteriores, todas as pessoas de 20 a 49 anos receberão uma dose extra, ao contrário das fases anteriores, quando a vacinação foi seletiva, ou seja, somente para os casos de atualização do cartão vacinal ou para iniciar esquema conforme necessidade”.
Em Rio Verde, 12 salas de vacina estão disponíveis para a vacinação de sarampo. Confira a lista completa:
- CAIS (Centro)
- UBS Bandeirante
- UBS Gameleira
- UBS Laranjeiras
- UBS Morada do Sol
- UBS Popular
- UBS Promissão
- UBS Valdeci Pires
- UBS Vila Borges
- UBS Lagoa do Bauzinho
- UBS Ouroana
- UBS Riverlândia
As salas de vacinas estão disponíveis entre 7h30 e 17 horas. Lembrando que deve ser levado o cartão da vacina para registro. Qualquer dúvida entre em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica pelo número (64) 3620 2164. A Campanha deve ir até dia 30/06/2020, ou até atingir 100% da população.
A outra campanha que está acontecendo é a contra a gripe H1N1, que começará a 3ª fase de vacinação amanhã, segunda feira (11). Nesta etapa serão vacinados crianças de 6 meses a 5 anos de idade, puérperas até 45 dias, gestantes, pessoas com deficiência. E a partir do dia 18/05, para adultor de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas. Para essa vacinação, o cidadão rio-verdense além das salas de vacinação do município e distrito, ainda conta com o sistema drive thru, em que a pessoa é vacinada sem sair do carro. Para este novo sistema os pontos são:
- Clube Dona Gercina;
- Estacionamento do Clube Campestre;
- Feira Coberta da Vila Amália I – Estádio Mozart Veloso do Carmo;
- Terminal dos Trabalhadores – Bairro Popular.
A meta é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacina é trivalente, protegendo contra os vírus H3N2, H1N1 e B. Maiores informações ligar na Vigilância em Saúde através dos números de telefone: (64) 3620-2164/ (64) 3620-2094.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.