quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Campanha de vacinação contra Gripe começa hoje (04)

POR | 04/04/2022
Campanha de vacinação contra Gripe começa hoje (04)

Imagem: Agência Brasil

C

Começa hoje, segunda-feira (04/04), a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

 

 

Em Goiás, serão 965 postos fixos espalhados pelos 246 municípios e aproximadamente 1,9 mil servidores envolvidos diretamente na ação. Conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS), ela será voltada aos grupos prioritários, aqueles, em tese, mais suscetíveis a casos mais graves.

 

 

Em Rio Verde são 11 salas de vacinas prontas para receber a 1ª etapa da Campanha (confira programação abaixo). Segundo o MS, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

O trabalho de vacinação será dividido em duas etapas. A primeira ocorre de 4 de abril e 2 de maio, quando serão imunizadas pessoas a partir dos 60 anos e os trabalhadores da Saúde. NO total, esses dois grupos somam quase 1,08 milhão de goianos. Haverá ainda o chamado Dia D, em 30 de abril, e a segunda etapa, que se desenvolve entre 3 de maio e 3 de junho. Nessas ocasiões, a vacina será destinada a gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos.

 

 

Também integram essa turma os professores, população indígena, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade. O total de potenciais vacinados chega a quase 1,3 milhão de pessoas. Até o momento, Goiás tem em estoque 217 mil doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde para a primeira etapa.

 

 

E ainda aproveita-se para lembrar que é recomendado o adiamento da vacinação contra a influenza, nas pessoas com quadro sugestivo de infecção pela Covid-19 em atividade para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. A vacinação deve ser adiada até melhora clínica do quadro agudo e ausência de febre.

 

 

As vacinas Covid-19 e Influenza poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, para crianças de 5 a 11 anos de idade deve ser respeitado um intervalo mínimo de 15 dias entre os imunizantes.

 

(Com informações da Agência Brasil, Agência Cora)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: