sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: ANTT
Os trechos das BR’s 060 e 452, que começa em Goiânia, passando por Rio Verde–GO e termina em Itumbiara, foram arrematados por um grupo empresarial em um leilão que aconteceu nesta quinta-feira (12). O Consórcio Rota Verde é estreante no setor e ficará responsável pela administração do sistema rodoviário pelos próximos 30 anos.
Segundo o Ministério dos Transportes, a concessionária deverá investir R$ 6,87 bilhões em obras de aumento de capacidade e novos serviços aos usuários (Capex e Opex). Ainda não há data para a concessionária começará a operar, mas a previsão é de que o acordo seja assinado ainda no primeiro semestre de 2025 junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Quatro grupos participaram da disputa. O leilão recebeu propostas iniciais de quatro grupos: 0,90%, do Consórcio infraestrutura GO; 10,88% da Rota do Cerrado; 13,50%, do BTG Pactual e 15,27%, do Consórcio Rota Verde, senda a última vencedora.
Com 426,20 quilômetros de extensão, o trecho é uma rota estratégica para principais corredores logísticos do país para o escoamento de grãos, principalmente soja e milho. A região concentra importantes multinacionais de commodities e é também palco de grandes feiras e eventos de agronegócios, que movimentam a economia e o turismo de Rio Verde e cidades vizinhas.
“Tivemos um leilão exitoso, com um desconto que vai garantir a eficiência do contrato e viabilizar um trânsito mais fluido e seguro para todos que passarem pela rodovia”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Com informações do Ministério dos Transportes e O Popular.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.