sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Botas, as "queridinhas" do rodeio

POR Jornal Somos | 18/07/2018

Entenda as origens dessa peça tão utilizada

Botas, as

curtamais.com.br

E

Em torno de 1870, alguns cowboys levaram suas botas no sapateiro e pediram  para que eles as deixassem com o bico mais fino para que pusessem o pé no estribo com  mais facilidade e também um eixo mais alto para proteger as pernas e solados mais grossos. O cano longo protegia as pernas dos espinhos das árvores, de arame farpado, cobras e outros perigos.

 

Originalizada após a guerra civil em 1865, por um sapateiro em Kansas, no Texas, a bota existe há mais de 148 anos. Não estão só nos pés dos peões, sendo produzida em diversos modelos, cores e materiais. Atualmente, são acessórios fundamentais de moda, razão pela qual passaram a ter maior durabilidade e conforto, além de serem produzidas em série. Homens e mulheres do meio urbano começaram a usá-las nas cidades, no dia a dia, fora dos ranchos, das fazendas e dos rodeios.

 

Mas, é na época dos rodeios que elas saem do fundo da sapateira. Em Rio Verde com a exposição agropecuária, que acontece todos os anos, o número de vendas das botas no mercado aumenta com grande potência, comparado com as vendas no resto do ano. Em entrevista ao Jornal Somos, o vendedor de botas na Expo Rio Verde, Roger Barbosa, falou um pouco sobre o número de vendas e lançamentos de botas a cada ano.

 

“Depende muito da pecuária, do movimento que tem, depende dos shows da pecuária, dos dias. Mas, graças a Deus, está saindo bem. Não há mais aquele ritmo de antigamente, mas ainda flui bastante. Os novos modelos de botas estão saindo bastante, que é um lançamento de 2017/2018, que são botas com solado em gel,  o pessoal procura e pede bastante”.

 

Ao andarmos pelo parque de exposições, é possível observar que a bota faz parte da maioria dos looks da noite. Sem contar que também tem o chapéu, representando e caracterizando a festa de peão.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: