segunda-feira, 21 de julho de 2025

Bombeiros salvam parte de carga viva durante incêndio em caminhão na BR-060, em Rio Verde

POR Ana Carla Oliveira | 21/07/2025
Bombeiros salvam parte de carga viva durante incêndio em caminhão na BR-060, em Rio Verde

Foto: Reprodução CBMGO

N

Na noite deste domingo (20), uma grave ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás nas proximidades de Rio Verde. Um caminhão carregado com cerca de 84 leitões vivos pegou fogo enquanto transitava pela BR-060, sentido Rio Verde–Jataí, a aproximadamente 10 km da cidade. O incêndio, que teve início por volta das 23h50, gerou intensa comoção popular e diversas chamadas ao 193.

 

Ao chegarem ao local, as equipes encontraram o veículo de grande porte já com a carroceria tomada pelas chamas, sendo que parte do fogo já havia se alastrado para a vegetação do acostamento. A situação exigia ação rápida e precisa, principalmente para salvar os animais que ainda agonizavam em meio ao incêndio.

 

Utilizando uma linha pré-montada em zigue-zague, os bombeiros iniciaram o combate priorizando o resfriamento e a preservação dos animais ainda com vida. Dois combatentes da viatura ABTS 16 atuaram em posições opostas, cada um em uma lateral da carreta, controlando as chamas na carga viva e posteriormente na estrutura do caminhão. A equipe também conteve o fogo na vegetação com abafadores e o mangotinho da viatura.

 

De acordo com o motorista, o incêndio teria começado na roda traseira direita, possivelmente por superaquecimento do pneu, que deu início à combustão e consequente propagação para a carga. A atuação dos bombeiros durou cerca de 1h30, e contou com três viaturas: AT 17, ABTS 16 e UR 290.

 

Infelizmente, a maior parte da carga não resistiu, mas aproximadamente 25 animais sobreviveram e aguardaram o transbordo pela empresa responsável. A carroceria do caminhão sofreu perda quase total, com a parte traseira e central destruídas, enquanto a cabine teve apenas danos parciais.

 

A resposta rápida e coordenada dos bombeiros foi crucial para conter o incêndio, evitar a morte de todos os animais e impedir que o fogo atingisse grandes proporções na vegetação da rodovia.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: