sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bombeiros Militares de Rio Verde, capturaram 200 animais silvestres durante o ano de 2018

POR Jornal Somos | 10/01/2019
Bombeiros Militares de Rio Verde, capturaram 200 animais silvestres durante o ano de 2018
U

Uma ocorrência tem se tornado bastante comum na cidade de Rio Verde nos últimos anos. Somente no ano de 2018, foram registradas 200 capturas de animais silvestres em áreas urbanas. As espécies são as mais variadas, desde pequenas aves até grandes felinos. No perímetro urbano, os mais comuns são as cobras, os gambás, e as aves. Os animais são encontrados também nos mais diferentes estados de saúde, desde saudável, até gravemente ferido. Isso ocorre principalmente pela crescente urbanização nos habitats naturais dos animais, e pela modificação do ambiente provocado pelo homem, tornando os centros urbanos atrativos para algumas espécies silvestres.

 

 A presença do homem, traz também a produção de bastante lixo e restos de alimentos, o que em alguns casos, acabam atraindo algumas espécies para cada vez mais, em busca da grande oferta de alimento, seja de forma primária, quando o animal se alimenta diretamente daquele descartado ou produzido pelo homem, seja de forma secundária, quando outros animais predadores, são atraídos pela presença dos primeiros animais.

 

O Corpo de Bombeiros, adverte que dar alimentos a animais silvestres, bem como matá-los causa desequilíbrio ao meio ambiente, e favorece o surgimento de problemas relacionados a presença de animais silvestres junto as cidades.

 

Quando qualquer animal silvestre for encontrado no perímetro urbano o correto é que seja acionado imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 e que o mesmo seja monitorado a uma distância segura até que as equipes de socorro cheguem ao local para realizar a captura com uso de equipamentos e técnicas apropriadas e faça o correto encaminhamento do mesmo, seja para sua soltura na natureza ou para algum cativeiro provisório, onde o animal permanece até que o mesmo tenha saúde e maturidade para ser devolvido para a natureza.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: