sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Batalhão Ambiental faz duas apreensões de aves irregulares em Rio Verde

POR | 11/05/2021
Batalhão Ambiental faz duas apreensões de aves irregulares em Rio Verde

Divulgação

A

As duas situações de ilegalidade ambiental de fauna em Rio Verde vieram através do trabalho em conjunto com as equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, no município.

 

 

O primeiro crime veio através de uma denúncia anônima no final do dia de ontem, segunda-feira (10/05), recebida pela PM, que indicava uma residência, no bairro Promissão, como sendo utilizada para rinhas de galo (brigas de galos que envolvem normalmente apostas). Segundo as informações do registro de ocorrência, os policiais foram levados pela dona da casa até os fundos onde havia um barracão com diversas gaiolas com os animais presos com visíveis sinais de luta. E ainda que, em um armário no galpão, foram encontrados medicamentos, cinco esporas (sendo uma de metal), uma peça de arena portátil para rinhas de galo, duas seringas, três lixas utilizadas (para afiar as esporas) e uma tesoura. A dona da casa informou que o dono seria o filho, o qual não estava no local. Então, o crime foi registrado e os animais foram levados junto com o material apreendido. A 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental (2ª CIPMA) também participou da ação.

 

 

A outra ilegalidade foi descoberta na manhã de hoje, também com o apoio do 2º BPM. No local em que a PM encontrou o suposto autor do fato, estavam, em seu poder, 09 (nove) pássaros da fauna silvestre brasileira, sendo todos da espécie canário-da-terra (sicalis flaveola brasiliensis). A equipe de polícia ambiental ainda informou que durante a fiscalização, o jovem apresentou a relação de passeriformes contendo em seu plantel 16 (dezesseis) pássaros e a licença vencida desde 31/07/2009.

 

 

Entretanto, como a licença estava vencida e ainda apresentava irregularidades em seu plantel, foi lavrado o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) com base no artigo 29 da lei 9.605/98.

 

 

Os animais e as 05 (cinco) gaiolas foram apreendidos e serão posteriormente encaminhados ao Cetas/Ibama para dar o devido destino.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: