sábado, 20 de abril de 2024

Rio Verde

Balanço feito na safra 21/22 de Rio Verde teve 35 casos de ferrugem asiática

POR Thais Cabral | 04/03/2022
Balanço feito na safra 21/22 de Rio Verde teve 35 casos de ferrugem asiática

Imagem: Divulgação/Grupo Cultivar

D

De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, da Embrapa Soja, o balanço da Safra 21/22 apresentou que 12 estados tiveram ocorrências de ferrugem asiática. Goiás possui a maioria dos casos, com 70 amostras positivas, seguido de Mato Grosso, com 61 e em terceiro vem o Paraná com 13. Ainda aparecem casos na Bahia e Mato Grosso do Sul, cada um com 8, Tocantins (6), Piauí e São Paulo, cada um com 4 ocorrências, Maranhão (3), Minas Gerais (2) e Roraima e Rio Grande do Sul, cada um com 1 caso.

 

 

Em Rio Verde, o primeiro caso foi identificado no mês de janeiro em soja plantada na 1ª quinzena de outubro, no estádio R5. Segundo o Consórcio Antiferrugem, desde então já foram confirmadas 35 ocorrências, sendo o município brasileiro com mais casos. O último foi observado em soja plantada na 2ª quinzena de outubro, no estádio R5, pelo Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano.

 

 

A Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Rio Verde, responsável pelo Laboratório de Fitopatologia, informou que os números divulgados pelo Consorcio são a realidade, e devem permanecer desta forma diante da Safra já ter se encerrado, com a colheita na reta final e o laboratório já estar de recesso.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: