quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, todos os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública dos 246 municípios do estado de Goiás, vão passar por avaliação de leitura.
A Avaliação de Fluência Leitora é uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado com o Programa Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada - Parc, visando avaliar os processos de alfabetização na Rede Pública de Educação (estadual e municipal) do Estado de Goiás.
De forma presencial, as avaliações serão acompanhadas pelos professores, no qual o aluno deverá ler um texto impresso e responder um questionário feito pelo professor, que gravará a voz do aluno por um aplicativo. O aplicativo de fluência leitora vai armazenar as avaliações e sistematizar os resultados.
Ruberjane Pires Soares, assistente pedagógica, da Coordenação Regional de Educação (CRE), de Rio Verde, explicou que as avaliações vão ajudar a diagnosticar a realidade da leitura de cada criança, podendo auxiliar nas práticas pedagógicas, assim focando nas necessidades dos estudantes.
O diagnostico da alfabetização também será um norte para as ações do programa AlfaMais, criado pelo Governo de Goiás em Agosto de 2021, que será implantado nas escolas em 2022. Visando a redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.