quinta-feira, 28 de março de 2024

Autoridades de Rio Verde se reúnem para Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural

POR | 28/05/2021
Autoridades de Rio Verde se reúnem para Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural

Assessoria de comunicação do Sindicato Rural de Rio Verde

N

Na manhã desta quinta-feira (27/05), reuniram-se os membros da Comissão de Combate aos Incêndios na Zona Rural no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Verde para a elaboração de um plano para o enfrentamento das queimadas na região de Rio Verde. Segundo a assessoria do Sindicato, a reunião antecipada tem como principal objetivo melhorar o trabalho de combate aos incêndios.

 

 

Corpo de Bombeiros Militar e e representantes do Sindicato Rural de Rio Verde reuniram-se nesta manhã para debater sobre as ações de integração para o período de estiagem.

 

"Infelizmente o fogo não vai parar, por isso, precisamos criar estratégias que minimizem os problemas e que todos saibam colaborar. Não é apenas o campo que sofre com as queimadas, a cidade também é prejudicada". Ilustrou o presidente do Sindicato, Luciano Guimarães.

 

 

Durante a reunião falou-se da importância dos produtores rurais iniciarem neste momento medidas de preparação para o enfrentamento aos incêndios em culturas agrícolas, sobre a possibilidade de estudar junto aos produtores rurais estratégias a serem usadas para prevenção e combate junto ao Corpo de Bombeiros, a importância das brigadas aéreas e as ações de disseminação das informações, como por exemplo por meio de cartilhas informativas. O presidente da Comissão Vanderlei Secco ressaltou que o trabalho que vem sendo executado tem sido referência para todo o país, mas que é preciso eficiência no combate ao fogo.

 

“Uma das ideias seria dividirmos o município em microrregiões e em cada uma delas organizar pessoas capacitadas para combater o fogo, aeronaves disponíveis e equipamentos acessíveis”, afirmou o Vanderlei.

 

 

O Corpo de Bombeiros esteve representado pelo Tenente Dias, coordenador da Operação Cerrado Vivo que explicou aos participantes que ainda é preciso atingir um número maior de produtores para a realização de cursos de combate aos incêndios. “Estamos realizando treinamentos EAD e já planejamos ações como lives, distribuição de cartilhas e a confecção de abafadores”.

 

 

Durante a reunião falou-se ainda sobre a segurança dos pilotos, sobre a criação de um fundo de combate à incêndios e da ajuda de toda a comunidade no combate ao fogo, bem como na disseminação de informações necessárias para se evitar problemas como os que já foram registrados anteriormente.

 

 

Esteve presente na reunião o presidente do Sindicato Luciano Jayme Guimarães; o presidente da comissão Vanderlei Secco; os produtores rurais Marcos Dews, Silvano Rodrigues, Josué Berté e Cláudio Saboto; representantes das empresas de aviação agrícola Clertan Alves e Janslei Andrade; além do Corpo de Bombeiros por meio do Tenente Dias.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Rio Verde

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: