sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Começaram ontem, segunda-feira (22/02/2021), a Avaliação Diagnóstica com conteúdos de Língua Portuguesa e de Matemática, para identificar as habilidades desenvolvidas no ano de 2020. Participam destas provas, estudantes de todos os níveis da rede pública estadual de ensino de Goiás.
A aplicação se estenderá até o dia 4 de março. A atividade avaliativa está sendo realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) ficou responsável pela logística e aplicação dos questionários.
Em Rio Verde, segundo a coordenadora Regional de Educação de Rio Verde (CRE-RV), Karen Proto, cada escola fez sua organização dentro dos dias e número de alunos, equilibrando a capacidade da unidade. “Tem escola que está aplicando uma série por dia pois usa todas as salas, tem escola que fez por ordem alfabética. O importante é sempre manter as exigências sanitárias independente da organização interna, onde atendemos no máximo 30% de capacidade de cada sala”, explicou a coordenadora.
Segundo a Regional, tudo segue os protocolos de biossegurança (descritos aos final desta reportagem). E envolvem a aplicação não apenas das unidades da rede estadual de ensino da cidade de Rio Verde, mas também para os alunos da zona rural com o acionamento do transporte em parceria com a prefeitura, além dos municípios de Castelândia e Santo Antônio da Barra.
Karen também explica que os pais não são obrigados a levar os filhos e nem liberar para ir na escola fazer a prova, mais deixamos claro a importância desse momento.
“Os resultados dessa avaliação serão muito importantes para todos nós, pois ela será um diagnóstico do nível que nossos estudantes estão, e através disso será possível oferecer as ferramentas necessárias para auxiliar os alunos.” Reforçou ela, que acrescentou que “estamos aproveitando o momento para entrega dos kits alimentação, as provas tem duração máxima de duas horas e os alunos recebem lanche na saída dentro de todos os critérios de higiene.”
Protocolo de Biosegurança
Os protocolos foram divididos em dois métodos, aquilo que deveria ser feito pela estrutura da rede de ensino gerando a segurança ao visitante e funcionário, e as exigências solicitadas aos visitantes e funcionários para que mantivessem a segurança de todos os envolvidos nas avaliações.
Para a avaliação diagnóstica a escola está tomando todos os cuidados necessários e essenciais para recebê-los:
Agora, você também tem que fazer a sua parte:
(Fonte: Ascom e redes sociais da Seduc e CRE-Rio Verde)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.