sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: reprodução/assessoria
A proposta, de autoria da deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), foi aprovada na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP). Ele ainda vai passar pela Comissão de Educação, Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Cidadania.
No projeto, Boldrin defendeu que a criação da Universidade Federal de Rio Verde, por meio do desmembramento do campus de Rio Verde do Instituto Federal Goiano, representa uma ação estratégica para expandir a oferta de ensino superior público no Brasil.
A Universidade visa aumentar os índices de escolarização, promovendo o desenvolvimento local e regional por meio do conhecimento e da inovação.
Hoje, Rio Verde, se destaca no cenário nacional como um polo econômico e agrícola, tem condições favoráveis para se tornar um centro de referência em pesquisa e desenvolvimento.
“A instalação de uma universidade federal na cidade será uma oportunidade de potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico, alinhando o mercado regional com o conhecimento acadêmico. A autonomia e a especialização dessa nova instituição fortalecerão ainda mais a capacidade de Rio Verde atrair investimentos e talentos”, explica Marussa Boldrin.
O projeto contempla a utilização da estrutura já existente do Instituto Federal Goiano, o que possibilitará a criação da UFRV com um menor custo para a União. Ao aproveitar os quadros de pessoal, laboratórios e prédios já disponíveis, a universidade poderá iniciar suas atividades de forma eficiente, respeitando o princípio da economia.
A criação da Universidade Federal também atende às metas do Plano Nacional de Educação, que incentiva a interiorização do ensino superior público, ampliando o acesso à educação superior em regiões menos favorecidas.
“No caso de Rio Verde, uma significativa parcela da população de baixa renda terá a oportunidade de ingressar em uma universidade federal, o que impactará diretamente na melhoria da qualidade de vida e na promoção do desenvolvimento local e regional”, destacou Marussa.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.