quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Aplicativo de avaliação de combustíveis é lançado para consumidores de Goiás

POR Jornal Somos | 01/01/2020
Aplicativo de avaliação de combustíveis é lançado para consumidores de Goiás

Ilustração

A

A partir de hoje (1º), os consumidores de Goiás poderão acompanhar o preço e qualidade dos combustíveis comercializados no estado.  Isso é porque a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) lançou o aplicativo ‘ANP no posto’, que irá mostrar, com base na localização do consumidor, os valores e a qualidade dos produtos vendidos em postos mais próximos.

 

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS. A princípio o aplicativo irá funcionar em caráter experimental apenas em Goiás. De acordo com a Agência, a intenção é que demais estados possam, gradativamente, aderir ao aplicativo. É previsto que a plataforma atenda todo o Brasil.

 

A qualidade e os preços dos combustíveis praticados por postos revendedores de Goiás serão disponibilizados por meio da Secretaria da Economia e o aplicativo terá atualização semanal. No entanto, a expectativa é que a partir do dia 20 deste mês, a atualização seja diária.

 

Ainda de acordo com a ANP, essa iniciativa está alinha à proposta da Agência de dar mais transparência aos preços e à qualidade praticados no mercado, “permitindo que o consumidor tenha maior poder de escolha na hora de abastecer”.

 

Ainda é ressaltado pela Agência, que os preços dos combustíveis são livres, por lei, em todas as etapas da cadeia: produção, distribuição e revenda.

 

Em casos de denúncias ou constatação de preços abusivos e/ou indício de cartel (quando proprietários dos postos burlam o sistema de concorrência e tabelam os valores a serem cobrados), a ANP informa o fato ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que tem a atribuição legal de investigar e punir esse tipo de irregularidade, para abertura de processo.

 

Depois de investigar e constatar possíveis irregularidades, a ANP atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: