sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

ALERTA: Umidade baixa aumenta risco de queimadas no Sudoeste goiano

POR | 10/07/2020
ALERTA: Umidade baixa aumenta risco de queimadas no Sudoeste goiano

Ilustração

I

Iniciamos o final de semana com mais um alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e Corpo de Bombeiros. Isso porque segundo o levantamento feito pelo Cimehgo, apontado pelo Boletim Queimadas nº 5, o Estado de Goiás registrou, entre os dias 29 de junho e 05 de julho, 51 focos de incêndio. E ainda, pelo mapa de risco feito pelo Cimehgo, quase todo o Estado está em nível alto de alerta. Já são mais de 40 dias sem chuva, com umidade relativa do ar girando em torno de 20% a 30%. O mês de junho registrou, ao todo, 403 focos de incêndio.

 

Os municípios com mais focos foram Cavalcante, no Norte do Estado, com cinco, e Mineiros, no Sudoeste goiano, com quatro. E o alerta destas regiões fica maior quando, no mesmo levantamento, vemos que toda a região Sudoeste teve 18 focos de queimadas, entre os dias 29/06 e 05/07. Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, a Semad está em contato constante com os municípios e tenta identificar as razões das altas.

E ele ainda completa: “Vamos entrar em um momento de baixa umidade relativa do ar e temperatura mais alta, por isso é preciso manter a vigilância constante e reduzir o tempo de resposta às possíveis emergências”, afirma Amorim.

 

Em Rio Verde, segundo o 4º Batalhão dos Bombeiros Militar, foram 24 atendimentos de ocorrências de incêndios florestais atendidas no mês de julho, pelas equipes de bombeiros. O Tenente Dias, representante dos bombeiros, reforça o recado: "Toda queimada sem autorização do órgão ambiental é crime, e a maioria dos incêndios e queimadas de nossa cidade são criminosos, isso porque não importa o motivo de se colocar fogo, seja em lixo ou outra finalidade, não deve-se usar fogo para nada neste momento, é uma irresponsabilidade da pessoa, e se torna criminoso", explicou em entrevista.

 

Por isso foi lançada mais uma campanha de prevenção às queimadas, o projeto Cerrado Vivo. Assista ao vídeo:

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: