sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: TV Anhanguera
Uma peça defeituosa de airbag pode ter sido a causa da morte de Eurides Ferreira Lopes Júnior, de 37 anos, enquanto ele dirigia até colidir contra um veículo em uma rua no Bairro Morada do Sol, em Rio Verde-GO, no dia 11 de dezembro.
O veículo que Eurides dirigia era um Honda Civic fabricado em 2010 e está na lista de modelos que necessitam de recall para a troca do airbag. Segundo a TV Anhanguera, o carro da vítima não passou pelo procedimento de troca do dispositivo de segurança. A Polícia Científica investiga o caso para saber a real causa da morte.
No Brasil, cerca de 3,5 milhões de veículos estão circulando livremente com o airbag desenvolvido pela marca japonesa Takata. Já foram notificados sete mortes de pessoas no Brasil por conta da explosão do airbag.
O dispositivo usa nitrato de amônio, que quando acionado, se torna altamente explosivo com o passar dos anos em contato com o calor e umidade. É nesse momento que partes metálicas enferrujadas do equipamento são projetadas para a parte interna e podem atingir o motorista, em uma velocidade que passa dos 300 km/h.
O recall é gratuito. No site da Secretaria Nacional de Trânsito, é possível checar se o veículo precisa do recall por conta do airbag. É só ir ao site: portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/veiculos/recall, e colocar o número do chassi ou da placa e buscar.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.