sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Rádio Líder
Foi ao ar mais uma edição da campanha ‘Agro é Líder’ realizada pela rádio Líder 95, que recebe neste mês de outubro diversas autoridades e especialistas ligados ao agro. Nesta quinta-feira (17), um dos assuntos abordado pela bancada foi o futuro da agricultura familiar.
A entrevista contou com a presença do Gerente Regional do Sudeste Goiano da EMATER, José Luiz Pereira Lopes, e do Supervisor da EMATER Rio Verde, Marlúcio Oliveira, que alertaram sobre os desafios no campo com a saída dos filhos dos produtores do meio rural e da desistência da atividade agrícola.
Segundo Marlúcio, a falta de incentivos e recursos para os pequenos agricultores é um dos pontos que contribui para o enfraquecimento no setor. Se houve formas facilitadas, os agricultores poderiam tornar os processos no campo mais eficientes, com a aquisição de equipamentos e tecnologias. Assim, os filhos não desistiram de dar continuidade ao trabalho dos pais, visto que, em muitos casos, o lucro é muito pequeno para um trabalho muito exaustivo.
“Se hoje nos colocarmos um prato [de alimento] na mesa, vamos ver que 80% dele é produzido pela agricultura familiar. Então, eles têm que ter mais incentivo, tem que facilitar o crédito para eles”, disse Marlúcio.
Para José Luiz, falta também o interesse por parte dos políticos e do governo em ajudar a fomentar a agricultura familiar. “Quando você pega as emenda parlamentares, você vê verba para saúde, segurança pública, educação… e o cara esquece que não tem saúde sem alimentação. Tudo parte primeiro pela comida, e você não vê a preocupação de nenhuma emenda focada em alimentação”, argumentou José Luiz.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.