sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Rio Verde

Acordo com indústria indiana trará fábrica de biometano para Rio Verde

POR Thais Cabral | 16/02/2025
Acordo com indústria indiana trará fábrica de biometano para Rio Verde

Foto: Júnior Guimarães/Agência Cora

O

O município de Rio Verde, em Goiás, será o primeiro a receber uma fábrica de biometano fruto de uma parceria internacional com uma indústria da Índia. O acordo foi firmado na última quinta-feira (13/02), durante o Invest Goiás, em Nova Délhi, evento que integrou a programação da Missão Índia, um memorando de entendimento sobre o assunto foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado, por representantes de Rio Verde e da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems.

 

O ex-prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, e o atual gestor do município, Wellington Carrijo, que estão na Índia e participaram da assinatura do memorando de entendimento, celebraram o impacto positivo da iniciativa. Ambos destacaram a importância do projeto para a economia local e o desenvolvimento sustentável.

 

“Rio Verde se fortalece como polo de inovação e sustentabilidade. Esse investimento traz oportunidades para a economia local, gera empregos e coloca nossa cidade na rota das soluções energéticas do futuro”, declarou Paulo do Vale.

 

O prefeito Wellington Carrijo reforçou o potencial estratégico da nova fábrica, apontando o impacto econômico e ambiental que o projeto deve trazer para a região. “Nosso município já se destaca no agronegócio, e agora amplia ainda mais sua atuação no setor energético. Esse projeto vai impulsionar a economia de Rio Verde e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.”

 

A escolha de Rio Verde como sede da futura planta industrial não é por acaso. A região possui forte produção sucroalcooleira, com diversas usinas que geram vinhaça — subproduto da fabricação de etanol e matéria-prima essencial para a produção do biometano. Dessa forma, o projeto alinha crescimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.


Com a instalação da fábrica, Rio Verde deverá se consolidar como um polo nacional de produção de biometano, atraindo investimentos e gerando empregos diretos e indiretos na região. O objetivo é que, nos próximos anos, o biometano produzido no Sudoeste goiano se torne referência para o abastecimento de frotas de veículos em todo o país, impulsionando a economia verde e reduzindo os impactos ambientais.

 

O projeto também beneficiará o agronegócio local, que poderá utilizar resíduos agrícolas e pecuários para a produção de biometano, agregando valor às cadeias produtivas e promovendo uma economia circular. O biometano produzido poderá ser utilizado como combustível veicular ou para abastecer indústrias e residências, tornando-se uma fonte estratégica de energia renovável.

 

Durante a assinatura do acordo, representantes do governo de Goiás destacaram a importância da parceria com a indústria indiana, que traz tecnologia avançada e experiência no desenvolvimento de soluções sustentáveis. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou que a iniciativa coloca estado na vanguarda da produção de energia renovável no Brasil, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

 

 

Com informações Agência Cora

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: