sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Ações pelo Meio Ambiente em Rio Verde levam cidade ao 1º lugar em Goiás

POR | 10/06/2021
Ações pelo Meio Ambiente em Rio Verde levam cidade ao 1º lugar em Goiás

Arquivo: Prefeitura de Rio Verde/2019

S

Segundo o levantamento publicado pelo governo de Goiás, a cidade de Rio Verde ficou em 1º lugar entre os municípios goianos quanto à pontuação no ICMS Ecológico. Este também é o terceiro ano consecutivo que o município consegue pontuação. E dando continuidade a estas ações, será feita uma ação especial amanhã no Espelho D'Água, das 8h às 17h.

 

 

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

 

 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marion Kompier, explica que existem pelo menos 9 áreas que são analisadas para gerar parte desta pontuação, e que Rio Verde conseguiu pontuar em pelo menos 6 delas.

 

“Entre as principais ações que realizamos que geraram esta pontuação está a prevenção, como exemplo a Operação Cerrado Vivo que está em sua terceira edição neste ano de 2021, e que envolvem tantos parceiros”, exemplificou Marion.

 

 

Outro órgão bastante presente nas ações é o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O TC Amilton, do 4º Batalhão, em Rio Verde, lembra que é um trabalho árduo e que precisa continuar.

 

“Ao longo destes anos, vemos parte dos números crescerem, mas precisamos entender que poderia ser bem pior, como acontece a nível nacional, se não fizéssemos todo este trabalho na zona urbana e rural”, explicou o Comandante.

 

 

O trabalho acontece também junto aos produtores rurais, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural dos Produtores de Rio Verde, além de ações educativas que tem sido realizadas com as redes estadual e municipal. “Vídeos produzidos pelos Bombeiros com orientações e apoio direto da Secretaria de Meio Ambiente, tem sido trabalhados na sala de aula com os alunos pelos professores no Estado e município”, contou o Tenente Coronel.

 

 

Para encerrar essa Semana especial do Meio Ambiente, na sexta-feira (11/06) haverá uma ação da Prefeitura de Rio Verde, em parceria com a CoopRecicla e o IFGoiano, no Parque Espelho D’Água, das 8h às 17h. Em sistema Drive- Thru, serão distribuídas mudas nativas em troca de materiais reciclados, como plásticos, vidros, papel e eletrônicos. Elas também vão receber 1kg de composto orgânico. E também, no mesmo local, estudantes de uma escola particular farão uma exposição de brinquedos feitos com produtos recicláveis.

 

“Realizamos um trabalho entre várias entidades e seus representantes ao longo do ano nos parques, principais avenidas e ações de distribuição de mudas, na tentativa de gerar qualidade de vida ao rio-verdense”, resumiu Marion.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: