quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Ação de voluntários e vigilância auxilia no combate ao Aedes

POR Jornal Somos | 24/01/2019
Ação de voluntários e vigilância auxilia no combate ao Aedes

Assessoria

N

Nas primeiras três semanas de 2019 foram notificadas 162 suspeitas de dengue. Em relação ao ano passado este número representa um aumento em torno de 300 a 310%, segundo dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica. Este crescimento é preocupante, dado que o período crítico para transmissão de dengue é entre março e abril.

 

 

Diante dos números alarmantes o departamento realizou a 1ª Ação de Mobilização de Voluntários Aedes Zero de 2019. A campanha conta com toda a equipe de Agentes Comunitários de Endemia e os de Saúde, além de voluntários como acadêmicos, guardas civis e entidades. Nesta quinta feira (24) a Ação ocorreu nos bairros Martins, Centro, Dom Miguel, Jardim Cruvinel, Jardim Helena, Solar do Agreste B, Serra Dourada e Santa Luzia.

 

 

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Leonardo Vieira Campos, os agentes comunitários realizam ações de prevenção todos os dias. Uma vez ao mês, analisando as notificações, o departamento elege os bairros em situação mais preocupante e realiza ações de fiscalização e alerta sobre o combate ao Aedes.

 

 

 

 

SES-GO pretende intensificar programa Goiás Contra o Aedes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) pretende ampliar o convênio com o Corpo de Bombeiros Militar para combater o Aedes. O secretário Ismael Alexandrino apresentou critérios e cronogramas do termo de cooperação entre as partes, com o objetivo de traçar estratégias de melhorias. As áreas técnicas de cada órgão já estão em atividade para executar as mudanças.

 

As primeiras iniciativas são expandir o programa Goiás Contra o Aedes, para maior envolvimento dos municípios goianos, e avaliar futuras parcerias para o transporte aéreo de pacientes graves. Outro propósito do secretário de Saúde é que a corporação realize treinamentos do alto escalão da SES-GO para situações de crise.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: