quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
As chuvas em Goiás devem começar a partir do final desta semana (23), após registrar as maiores temperaturas do país.
Assim, duas cidades do Estado registraram as mais altas nesta quarta-feira (22/09), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), onde Goiás marcou 43.1ºC e Aragarças 43.0ºC.
Ainda segundo Inmet, quase todo o Estado de Goiás aparece no mapa de Grande Perigo de baixa umidade. São Simão de Goiás, no sul do Estado, chegou a 2%, sendo a cidade que registrou a menor umidade no ranking nacional, se comparar com cidades de deserto a menor registra é 8%. Aragarças, Cidade de Goiás e Jataí marcaram 9%. Caiapônia e Rio Verde 8%, já Edeia 11% de umidade no ar.
Segundo o Prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos, professor na Universidade de Rio Verde (UniRV), Rio Verde nessa última semana chegou a 39,7ºC, com a maior temperatura registrada nesse ano, estando entre as 14ª maior temperaturas registras na história do município.
A primavera iniciou ontem (22/09) e com ela há chances de chuva. “A boa notícia é que a partir de amanhã (24) deve ter uma mudança no tempo, e já começa a chuviscar em algumas áreas. No sábado e no domingo já tem um volume um pouco mais expressivo, cerca de 10 milímetros/dia.” Afirma Gilmar.
O Professor Gilmar ainda explicou que após chover, elevará a umidade relativa do ar, o que vai melhorar a nossa respiração, já que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 60%, assim amenizando o calor.
Apesar da indicação da meteorologia, para os próximos dias, da chegada das primeiras chuvas ao estado após um longo período de seca, a previsão é, ainda, de muito calor e baixa umidade pelo menos até meados de outubro. Ou seja, os goianos continuarão sofrendo com calor e baixa umidade por mais um tempo
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.