quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Ontem, segunda feira (18), foram assinadas e publicadas 03 novas notas técnicas para a cidade de Rio Verde. Foram contemplados através delas, três segmentos empresariais que vinham conversando e montando estes planos de reabertura, que referem-se aos Shopping Centers, Centro Comercial Popular (Camelódromo), e Restaurantes.
Na semana passada, o prefeito Dr. Paulo do Vale já havia antecipado em uma coletiva de impresa que estavam organizando através de representantes de cada área; membros do COES (Comitê de Operações Emergenciais em Saúde) – responsável pelas medidas de enfrentamento e combate à Covid-19 em Rio Verde; Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável; Núcleo de Vigilância em Saúde; e autoridades, planos de reaberturas com segurança à saúde pública diante no novo coronavírus.
Estes locais, segundo a nota técnica, poderão voltar a funcionar a partir de amanhã, quarta feira (20/05), desde que cumpram as medidas de prevenção de Covid-19 para aplicação em cada área. Cada documento foi dividido quanto as regras para os funcionários e colaboradores, e quanto a preparação do ambiente e atendimento/prestação de serviço de cada área.
Grande parte dos itens unificam as normas e orientações que foram apresentadas ao longo do período de pandemia e que já teriam sido estabelecidas ou sugeridas pelas organizações de Saúde, como uso obrigatório da máscara, impedir aglomeração, manter distancias de 1,5 ou 02 metros dependendo da ocasião, disponibilização de pias e álcool em gel para higienização e esterilização das mãos e superfícies, limpeza dos locais e itens tocados pelos clientes entre o uso deles, fixação das normas em locais visíveis, entrada com tapete umedecido em solução de hipoclorito de sódio a 1%, pulverização de solução quaternário de amônia, conforme diluição recomendado pelo fabricante.
Camelódromo
Entre os pontos diferenciais para o cliente que forem até o Centro Comercial Popular, vale ressaltar que o limite de pessoas dentro do espaço é em 30%, e ele não poderá entrar nos espaços individuais da loja, tendo acesso apenas ao corredor. E ainda, que deverá ter ventilação natural, com as portas e janelas abertas. Estarão também desativados os bebedouros coletivos. A praça de alimentação terá limitação de 50% da capacidade, com no máximo 2 pessoas por mesa posicionados em diagonal (podendo chegar a no máximo 04 se for de uma mesma família). E todos os locais preparados para a higienização do cliente deve conter todos os itens para limpeza individual.
Leia nota completa: NOTA TÉCNICA CAMELODROMO
Shopping Centers
Em relação aos shoppings centers, algumas regras se repetem como do Camelódromo, até porque são atividades semelhantes quando pensasse na estrutura para atendimento. Como por exemplo, manter os ambientes arejados por ventilação natural e desativar os bebedeuros coletivos e manter os itens e locais de higiene sempre abastecidos, e a forma de organização da praça de alimentação. E ainda, a regra em limitar a 30% capacidade máxima de pessoas, mas no caso do Buriti Shopping, segundo a nota, também deve ser limitado a ocupação do estacionamento em 50%. Além disto, cada loja só poderá atender no máximo até 30% de sua capacidade de lotação. Ficaram vedadas a abertura de Cinemas e Espaços Kids. Quanto aos restaurantes que funcionam dentro do shopping, devem atender as regras da Nota Técnica para Restaurantes (descrita a seguir).
Leia nota completa: NOTA TÉCNICA SHOPPING CENTERS
Restaurantes
Os clientes dos restaurantes terão regras muito específicas para serem atendidas. A primeira susgestão é que os lugares servim comida à la carte, mas aqueles que quiserem trabalhar com autosserviço precisam:
Isso tudo além de manter as regras das praças de alimentação do Camelódromo e Shopping quanto a capacidade de lotação máxima do local, e pessoas por mesas.
Leia nota completa: NOTA TÉCNICA RESTAURANTES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.