sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

5 Nomes para Prefeitura de Rio Verde em 2020

POR | 19/08/2019
5 Nomes para Prefeitura de Rio Verde em 2020
A

Apesar de as eleições para prefeito só acontecerem no próximo ano, as disputas já estão acirradas.

 

Articulações já estão sendo feitas por candidatos e partidos para definição dos escolhidos para concorrer às eleições 2020. E em Rio Verde a maior movimentação acontece entre a oposição do atual prefeito Dr. Paulo Faria do Vale. Veja abaixo os nomes que podem ser o futuro prefeito da 4ª maior cidade de Goiás com 128.948 eleitores em 2018.

 

Paulo do Vale

O atual prefeito de Rio Verde chegou a afirmar que não seria candidato à reeleição nos dois primeiros anos de seu mandato. Entretanto recentemente, após sua expulsão do partido pelo qual foi eleito, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e os resultados que tem apresentado em eventos institucionais, a conversa parece estar diferente. Sua gestão é considerada eficiente por grande parte da população, mas se o interesse do mesmo for realmente ir para uma reeleição, além de escolher o partido pelo qual irá concretizar a chapa (dizem que poderia ser o PODEMOS ou DEM), também precisará melhorar seu carisma junto aos moradores dos bairros periféricos e funcionários públicos que se apresentam ainda insatisfeitos com o gestor.

 

Sebastião Lázaro Pereira (Tatão)

O reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira, conhecido popularmente como Professor Tatão é um dos nomes que mais se apresenta como possível candidato à frente das oposições. Isso, principalmente porque sua aproximação vem apoiada por partidos e políticos que possuem história com a cidade, como o partido do atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Viera (PSB), ou ainda pelo ex prefeito, Juraci Martins (PPS) que ainda não se definiu como candidato oficialmente mas tem se tornado figura constante em eventos políticos e sociais, dentro de Rio Verde e em seus distritos. O que não se sabe ainda qual dos dois possíveis candidatos ficaria ao cargo de prefeito e qual seria para vice prefeito, mas a experiência nesse caso pode ganhar da popularidade.

 

Vereadora Lúcia Batista

Outro nome que se apresenta como oposição direta ao atual gestor da prefeitura de Rio Verde e que não esconde sua vontade em assumir um cargo de maior valor e ação para o município, atualmente vereadora, é a Lúcia Helena Batista de Oliveira (PRP). Vereadora em seu segundo mandato na Câmara sempre esteve ativa junto aos assuntos da Educação, área em que atuou como professora, além de Educação e Social, quando usa de seus conhecimentos adquiridos no bacharelado em Direito. O nome de Lúcia se apresenta constantemente em debates com a prefeitura e nomes da direita, por sua fiscalização junto aos projetos, orçamentos, leis, atividades municipais. O que faltaria para a mesma, estar em uma das duplas que concorrerão a prefeito e vice de Rio Verde, seria apenas um acordo de coligações e um nome junto ao seu para a realização do mesmo.

 

Lissauer Vieira

Não será a primeira vez, e nem a última vez, em que o nome do deputado estadual Lissauer Vieira (PSB) aparece entre os possíveis candidatos para concorrer às eleições de prefeito para 2020. Quando questionado em entrevistas sobre essa possibilidade, sua resposta está sempre no âmbito de aguardar a posição do partido. Entretanto, o político tem se mostrado confortável na cadeira de presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, onde tem ganhado muita visibilidade e valor com resultados positivos para projetos, votações e comissões estaduais. Na última reunião de partido, no início deste mês, afirmou não ter interesse em se candidatar, mas reforçou que está comprometido em participar efetivamente dos encontros e buscar um consenso quanto ao nome que representar a cidade.

 

Idelson Mendes

Atual presidente da Câmara dos Vereadores de Rio Verde, Idelson Mendes (PMN), também seria um dos nomes para compor a prefeitura. Isso porque seu carisma e força junto aos grupos religiosos não podem ser ignorados. O político assumiu o cargo este ano de 2019, mas antes mesmo de se tornar vereador, já demonstrava interesse em participar mais da política, quando em 2010 se candidatou a deputado estadual, momento em que apesar de não ter sido eleito superou expectativas alcançando 6.782 votos em sua primeira disputa. Hoje a frente da Câmara, tem continuado seu trabalho, que mesmo antes da política, já era grande em ajudar os mais carentes e dar oportunidades aos menos favorecidos. Dessa forma, seria bom na disputa, pelo carisma e popularidade nas ações que já realizou e ainda continua a fazer.

 

Pode pintar

Nomes já conhecidos nesta disputa, também aparecem nas convenções de partido que começaram. Como, por exemplo, o ex deputado federal Heuler Cruvinel (PSB), que está distante dos holofotes desde a última derrota à vice governadoria do Estado de Goiás, mas que voltou a participar ativamente das convenções e possíveis coligações. Por último, o reeleito deputado estadual Karlos Cabral (PDT), pode ter mais uma chance de conquistar um sonho antigo e ainda não realizado, que é se tornar prefeito de Rio Verde.

 

Entretanto, tudo dependerá das reuniões, coligações e acordos político-partidários que podem acontecer até o meio do ano que vem. As eleições municipais acontecerão em 5.568 municípios, escolhendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, sendo o primeiro turno, possivelmente, dia 04 de outubro de 2020, entre os horários das 8h e 17h, horário de Brasília.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: