quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

4ª Edição do Plantando Água lembrou os benefícios das árvores

POR Jornal Somos | 22/03/2019
4ª Edição do Plantando Água lembrou os benefícios das árvores

Foto: Jornal Somos

N

Na tarde de ontem, quinta feira (21), a partir das 13 horas, o cruzamento entre a Rua Pastor Carvalho e a Avenida Brasil, do Residencial Maranata, recebeu quase 200 visitantes. O motivo foi a realização da 4ª Edição Projeto Plantando Água. Criado pela Rádio Líder 95 FM, e este ano desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Ação Urbana e UniRV, com os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental.

 

 

 

Toda a ação foi organizada pelo Fernando "Juju", coordenador de marketing da Rádio Líder. "Fico muito grato à todos que ajudaram na realização, especialmente ao secretário Luiz Carlos Pasquim que deu todo o apoio com maquinário e funcinários que possibilitaram o plantio das mudas, e ainda aos professores da UniRV que aproveitaram o momento para ensinar aos alunos e participantes a melhor forma de desenvolvermos qualidade de vida, com clima, umidade e belezas naturais".

 

 

O projeto é desenvolvido desde 2015 para conscientização ambiental, e recebe o nome de “Plantando Água”, por desenvolver ações para aumento da área plantada, melhorando a disponibilidade hídrica. Dra Luciane Martins de Araújo, doutora em Ciências Ambientais pela UFG e diretora da Rede Gaia Consultoria Ambiental, é a idealizadora do projeto, e sempre trabalhou em projetos voltados para a conscientização da população em relação ao meio ambiente.

“O projeto é importante porque o plantio de árvores nativas é importante para absorver poluição, aumentar a umidade do ar e reduzir a utilização de energia. Temos que nos lembrar da importância do cerrado, bioma berço das águas porque tem capacidade de armazenamento de água muito grande que será distribuída no Brasil inteiro em forma de rio. Temos essa quantidade de água muito grande, mas finita porque estamos poluindo e desmatando, e o projeto é para isso, manter a vegetação e a produção de água”.

 

 

 

Nessa edição, o plantio contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UniRV. O professor Antônio Graciano, popularmente conhecido como “Tonhão”, direcionou o plantio com os alunos.

 “Estamos plantando ipê de porte pequeno, mas daqui há quatro ou cinco anos, as pessoas passarão pelos lugares plantados e observarão o resultado. É importante que os alunos participem porque isso é a formação acadêmica, é colocar em prática”.

 

 

 

Foram mais de 700 mudas plantadas e distribuídas ao longo da Avenida que compõe o Anel Viário por alunos e voluntários que se dedicaram a contribuir com a melhoria do ambiente em que vivem. Lucas Rocha, aluno do 8º período de Agronomia falou ao jornal SOMOS sobre a sua participação no projeto.

“É muito importante porque, além de ajudar a comunidade, estamos melhorando a arborização, aumentando a área plantada de Rio Verde. A população precisa ajudar a manter a cidade limpa, não desmatar, é uma conscientização de todos”.

 

 

Quem não pôde plantar, contribuiu buscando uma ou mais mudas para levar para casa, como foi o caso de Maike Aguiar.

“Sou um ouvinte da rádio e ouvi sobre a doação de mudas no programa Manhã 95 com Fly e o trio mais animado do rádio. A principio gostaria de levar um ipê para plantar no meu lote, mas como ele não pode ser plantado no lote, acabei por levar duas mudas de oitis. Agradeço e parabenizo a Rádio Líder pela iniciativa... o planeta agradece”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: