quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Segundo o climatologista, professor e doutor Gilmar Oliveira, temperatura média em 24 foi de 25,2ºC, a maior da história
Foto: Divulgação
Rio Verde enfrentou diversos desafios em 2024 e com certeza esse será um ano que estará sempre marcado na história do município. Seja pelas eleições municipais, a volta do Esporte Clube Rio Verde ou os desafios climáticos vividos na região, a certeza é que o ano não será esquecido tão cedo.
Um reflexo disso, é que 2024 se tornou o ano mais quente na história do município, como explica o climatologista Gilmar Oliveira: "O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou na última semana foi o ano mais quente que se tem monitoramento meteorológico e em Rio Verde não foi diferente. De fato, esse último ano foi o mais quente da história no município. A temperatura média foi de 25,2ºC. A média histórica é de 23,5ºC, ou seja, 2024 ficou com 1,7ºC acima da média histórica. Com isso, 2024 também foi o ano mais quente, superando 2020 quando a média ficou em 25ºC."
Outro fator que ficou acima do esperado foi no acumulado de chuvas: "O volume de chuva teve um registro de 100 milímetros a mais do que a média histórica aqui em Rio Verde. Ao todo, foram 1.703 milímetros em 2024 no município.” enfatizou o climatologista."
Diante das circunstâncias, vemoss que o clima tem mudado gradativamente e encontrar maneiras de enfrentar esses desafios é uma alternativa para diminuir os impactos causados pela força da natureza.
Essa matéria foi escrita com base em informações divulgadas no Site Rio Verde Rural.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Mulher de 50 anos sofreu TCE e fraturas. Estava inconsciente e sem resposta no momento do resgate.