quinta-feira, 22 de maio de 2025
Imagem: Defensoria Pública da Bahia/
Em nota enviada pelo Ministério da Saúde, aos estados com as orientações, no início desta semana, todas as gestantes foram incluídas no grupo prioritário de vacinação e vão receber os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer - que começará a ser distribuído no início de maio. Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e mulheres de até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades.
Em audiência na Câmara, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Franciele Francinato, explicou que apenas a vacina da Pfizer não atenderia todas as gestantes do país. Segundo a coordenadora, as três vacinas "não contém agente vivos que podem se replicar no organismo", por isso são indicadas.
"Neste momento, é altamente provável que o perfil de risco versus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações [...] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação", diz a nota.
Em uma segunda fase, serão vacinadas as mulheres grávidas independente de ter uma condição de doença pré- existente. Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades. Na semana passada, entidades médicas emitiram um comunicado conjunto anunciando apoio à decisão do Ministério da Saúde de recomendar a vacinação contra Covid-19 para gestante.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.