quinta-feira, 21 de novembro de 2024

MUNDO

YouTube irá remover vídeos que recomendem cloroquina ou ivermectina contra Covid

POR | 16/04/2021
YouTube irá remover vídeos que recomendem cloroquina ou ivermectina contra Covid

Redação Jornal Somos

E

Esta semana, o canal mundial de vídeos YouTube atualizou suas políticas para proibir vídeos que recomendem o uso de hidroxicloroquina ou ivermectina para o tratamento ou prevenção da Covid-19. Segundo as novas regras, canais que publicarem conteúdos que desrespeitem a regra terão o material removido e receberão uma notificação por e-mail. E ainda, acrescentam que em caso de a infração se repetir, o envio de novos vídeos fica restrito por uma semana – a reincidência pode resultar na exclusão da conta.

 

 

O canal de vídeos emitiu nota explicando ainda que vídeos antigos que desrespeitem a nova regra serão removidos a partir de agora. A atualização está alinhada às orientações atuais das autoridades de saúde globais sobre a eficácia dessas substâncias, segundo a empresa. A companhia disse ainda que já removeu 850 mil vídeos que violaram as políticas de conteúdo da plataforma sobre o coronavírus desde o início da pandemia. O número é modesto na comparação com o total de materiais tirados do ar somente entre outubro a dezembro de 2020, quando a plataforma afirmou que 9,3 milhões de conteúdos feriram suas regras.

 

 

No Brasil, os remédios chegaram a ser recomendados como integrantes do chamado “Kit Covid”, voltado ao suposto tratamento precoce da doença. O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da hidroxicloroquina, mesmo sem comprovação científica. Em razão da não eficácia do medicamento, o STF já enviou uma notícia-crime contra Bolsonaro para a Procuradoria Geral da República (PGR). O Governo Federal adquiriu e distribuiu a medicação a vários estados e municípios e o Ministério da Saúde lançou um app que recomendava o uso do medicamento – ele saiu do ar dias depois.

 

 

(Com informações da Revista Época)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: