terça-feira, 01 de outubro de 2024

MUNDO

Will Smith não foi o primeiro banido do Oscar

POR | 09/04/2022
Will Smith não foi o primeiro banido do Oscar

Foto: Brian Snyder/Reuters, via g1

A

Ao final desta semana, após quase duas semanas do ocorrido, a Academia do Oscar finalmente emitiu um parecer sobre o “tapão” dado pelo ator Will Smith no comediante Chris Rock durante a cerimônia de premiação deste ano, após uma brincadeira de péssimo gosto com a esposa dele, a atriz Jada Pinkett Smith e seus cabelos raspados (consequência de uma alopecia que sofre). O ganhador do prêmio foi banido por 10 anos de qualquer evento organizado pela Academia. Sobre o assunto, Will publicou nota afirmando que aceita e respeita a decisão.

 

 

Sobre a decisão, significa que o ator continua com o seu prêmio, recebido na edição deste ano, e ainda pode concorrer a outras estatuetas. A única questão é que ele está banido de colocar os pés em qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

 

 

E apesar de ser uma ação rara, a decisão de expulsar um membro da Academia não é inédita. Além do ator, outros nomes também acataram a decisão. O primeiro a passar por isso foi o ator Carmine Caridi em 2004, quando foi expulso pela violação de direitos autorais, quando foi pego ao fornecer cópias de divulgação de filmes a um homem ligado à pirataria.

 

 

Já em anos mais recentes, alguns nomes foram sequencialmente expulsos por casos de assedio e abuso sexual, como foi o caso do produtor Harvey Weinstein em 2017, e no ano seguinte, o ator e comediante Bill Cosby que foi denunciado por 50 mulheres, e, na época, chegou a ser condenado por estupro após drogar Andrea Constand, ex-gerente de operações do departamento de esportes da Temple University, em sua casa, em 2004. No mesmo ano (2018), outro grande nome do cinema também recebeu a mesma punição, o diretor Roman Polanski que havia sido condenado por estupro de uma menor de idade nos anos 1970.

 

 

Antes de Will, o diretor de fotografia Adam Kimmel, também por um histórico de crimes sexuais foi expulso da mesma maneira.

 

 

Entre as explicações dadas pela Academia pela atitude atual tomada junto ao Will, está a de trazer segurança a todos os envolvidos dos eventos realizados pelo Oscar.

 

 

(Com informações do UOL)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: