sexta-feira, 04 de julho de 2025
Levantamento mostra como diferentes gerações e perfis familiares moldam o comportamento dos viajantes no Brasil em 2025
Foto: Reprodução
As viagens em família continuam ganhando espaço entre os brasileiros, à medida que novas gerações passam a valorizar experiências compartilhadas e conexões durante o lazer. É o que revela uma nova pesquisa de uma empresa de turismo, com dados de mais de 32 mil entrevistados em 32 países, incluindo o Brasil.
Segundo o levantamento, mais da metade (55%) dos brasileiros entrevistados viajaram com familiares imediatos (como cônjuge e filhos) no ano passado, e o mesmo número pretende repetir a experiência em 2025. A Geração X (de 45 a 60 anos) lidera o planejamento de viagens com esse núcleo (61%), seguida por Millennials (de 29 a 44 anos), com 59%.
Quando se trata de viagens com a família extensa, como tios, primos e avós, a tendência é de alta: quase um terço (30%) dos entrevistados no Brasil planeja viajar dessa forma em 2025, frente a 23% que o fizeram em 2024. A Geração Z (de 18 a 28 anos) se destaca nessa preferência neste ano, com 38%, e as mulheres também demonstram maior adesão (32%).
Fatores que influenciam o planejamento das férias
O estudo também mostra que as decisões de viagem são movidas pelo desejo de estar junto: 72% dos turistas brasileiros dizem que um dos principais motivos para viajar é passar tempo de qualidade com a família. Essa motivação é mais forte entre viajantes da Geração X e Millenials (ambos com 74%). Já sete em cada dez (71%) priorizam destinos considerados "family-friendly", ou seja, adequados para receber famílias — principalmente entre a Geração X (74%) e as mulheres (73%).
Com crianças na viagem, a preocupação se amplia. Entre os brasileiros que viajaram com crianças no ano passado: 94% priorizam acomodações que ofereçam estrutura e conforto que as façam se sentir em casa; um número semelhante (92%) considera essencial expor os pequenos a outras culturas; enquanto quatro em cada cinco (84%) dizem que, em viagens com a família, tendem a priorizar roteiros com foco em atividades — como parques temáticos e esportes —, principalmente entre Millennials (88%) e mulheres (86%).
Ainda nesse recorte, em viagens familiares, a distância para um destino é uma consideração muito importante para três em cada quatro (76%) brasileiros, enquanto apenas 28% acreditam que planejar uma viagem em família é estressante – número que sobe para 40% entre viajantes da Geração Z. Por fim, três quartos (77%) dos viajantes do país planejam visitar um destino que agrade tanto aos adultos quanto às crianças — com destaque para Millennials (82%) e homens (79%).
“Viajar em família, hoje, envolve encontrar equilíbrio entre lazer e conforto. Muitos brasileiros buscam roteiros com atividades dinâmicas para todas as idades — como parques, passeios e experiências culturais —, mas também valorizam acomodações com clima de casa, que tragam praticidade e acolhimento." comenta Nelson Benavides, especialista em turismo no Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.