sexta-feira, 26 de setembro de 2025

MUNDO

Venezuela exibe poderio militar no Caribe em resposta à presença dos EUA

POR Marcos Paulo dos Santos | 19/09/2025
Venezuela exibe poderio militar no Caribe em resposta à presença dos EUA

Foto: Divulgação

E

Em meio ao aumento das tensões diplomáticas e militares com os Estados Unidos, a Venezuela iniciou a operação “Caribe Soberano 200”, realizada na estratégica Ilha de La Orchila. O exercício reúne diferentes divisões das Forças Armadas e inclui demonstrações de caças russos Sukhoi-30 armados com mísseis antinavio Kh-31, em clara mensagem de dissuasão à presença militar norte-americana na região.

 

A Aviação Militar Bolivariana divulgou imagens de manobras aéreas, desembarque de tropas e blindados, exercícios com paraquedistas e disparos de artilharia antiaérea. O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, destacou que a operação envolve forças especiais, guerra eletrônica e infiltrações por ar, mar e terra. “O Mar do Caribe é vital para nossa soberania. Ameaçar a Venezuela é ameaçar toda a América Latina”, declarou.

 

A movimentação acontece após os EUA enviarem contratorpedeiros, um submarino nuclear e caças F-35 para Porto Rico, sob justificativa de combate ao narcotráfico. Para Caracas, porém, trata-se de uma tentativa de intervenção militar. A tensão aumentou após um navio americano interceptar uma embarcação pesqueira venezuelana perto de La Orchila. Desde então, forças dos EUA destruíram três barcos suspeitos de ligação com cartéis, resultando em 11 mortes — ações que geraram críticas até mesmo no Congresso norte-americano.

 

Apesar de negar planos de derrubar o governo Maduro, o presidente Donald Trump mantém uma recompensa de US$ 50 milhões pela captura do líder venezuelano, acusado de chefiar o chamado “Cartel dos Sóis”. O governo venezuelano rejeita as acusações e, em resposta, colocou tropas em estado de alerta e convocou milhões de cidadãos a integrar milícias voluntárias. Segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello, a Venezuela está pronta para enfrentar uma “guerra prolongada”.

 

A crescente militarização no Caribe reacende preocupações sobre a estabilidade regional e gera dúvidas sobre os reais objetivos por trás da movimentação das duas potências.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: