terça-feira, 29 de abril de 2025
Foto: Reprodução/Vaticano
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a quinta Congregação Geral, encontro reservado entre os cardeais para definir os preparativos da sucessão.
A Capela Sistina, local onde ocorrem as votações, foi fechada para o público e passa por ajustes para receber os cardeais eleitores, que permanecerão isolados na chamada "zona de conclave" durante todo o processo.
O conclave começará após o fim do Novendiales, período de nove dias de luto oficial iniciado no sábado (26) com o sepultamento do papa Francisco.
Embora a data de início esteja definida, não há previsão para o término da eleição, que pode se estender por vários dias, dependendo do número de votações necessárias. Para ser eleito, o candidato precisa conquistar dois terços dos votos. Com a expectativa de participação de 133 cardeais, serão necessários ao menos 89 votos para a escolha do novo pontífice.
As votações são feitas de forma secreta e as cédulas são queimadas após cada apuração, seguindo a tradição secular da Igreja.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.