terça-feira, 22 de abril de 2025
Foto: Reprodução/Vaticano
O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do papa Francisco deitado em um caixão de madeira, na residência Casa Santa Marta, onde vivia desde o início de seu pontificado. A fotografia marca o início do luto oficial pela morte do líder da Igreja Católica, que faleceu aos 88 anos, vítima de um AVC e falência cardíaca irreversível, conforme o atestado de óbito assinado pelo médico Andrea Arcangeli e divulgado na segunda-feira (21).
Ainda nesta terça, cardeais de todo o mundo se reúnem no Vaticano para definir os detalhes da cerimônia de despedida. De acordo com a Santa Sé, o funeral terá início neste sábado (26), seguindo os rituais estabelecidos pela tradição católica.
Durante esse período conhecido como “Interregno Papal”, os membros do Colégio Cardinalício participam das reuniões diárias da Congregação Geral, conforme determina a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.
O luto oficial da Igreja inclui os chamados Novendiales, nove dias de orações e homenagens. A norma também estabelece que o papa seja sepultado entre o quarto e o sexto dia após sua morte.
Ao todo, 136 cardeais são considerados elegíveis para participar do conclave que elegerá o sucessor de Francisco. No entanto, apenas 120 têm direito a voto, conforme os critérios vigentes. A escolha do novo papa ocorrerá em sessões fechadas dentro da Capela Sistina, mantendo viva uma tradição milenar que molda os rumos da Igreja Católica no mundo.
*Com informações CNN
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.