sexta-feira, 26 de abril de 2024

MUNDO

Variante Ômicron já circulava na Holanda antes de ser identificada na África do Sul

POR Ana Carolina Morais | 30/11/2021
Variante Ômicron já circulava na Holanda antes de ser identificada na África do Sul

Foto de Erik Mclean no Pexels

A

A variante Ômicron da Covid-19 já circulava em território europeu antes de ser identificada, primeiramente, na África do Sul. A informação é do Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente (RIVM, na sigla em holandês), que anunciou, nesta terça-feira (30), ter descoberto amostras, com a presença da nova cepa, colhidas já há ao menos 11 dias.

 

 

“Encontramos a variante Ômicron do coronavírus em duas amostras de teste que foram coletadas em 19 e 23 de novembro. Não está claro ainda se essas pessoas visitaram a África Austral”, revelaram as autoridades de saúde holandesas, por meio de um comunicado publicado.

 

 

Agora, o RIVM fará vários estudos, nos próximos dias, sobre a distribuição da nova cepa pelo território da Holanda. Serão analisadas amostras de pessoas que positivaram para a Covid após retornarem da África do Sul e, também, amostras mais antigas que foram mantidas por laboratórios.

 

 

Brasileiros na África do Sul

 

Até a tarde da segunda-feira (29), os diplomatas do Brasil na África do Sul haviam contabilizado 230 brasileiros retidos no país devido aos cancelamentos de voos realizados como meio de proteção contra a variante Ômicron. Segundo o Consulado do Brasil na Cidade do Cabo, estas pessoas pediram auxílio diplomático para deixarem a região.

 

 

“Recebemos contatos de brasileiros retidos aqui e estamos buscando uma forma de apoiá-los por causa do cancelamento de voos”, assegurou Luiz Felipe Pereira, diplomata brasileiro na Cidade do Cabo.

 

 

O regresso ao Brasil não foi proibido, mas desde o último sábado (27), com a ameaça da variante Ômicron, o governo federal publicou a Portaria nº 600 que restringe voos vindos da África do Sul, de Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, bem como exige a apresentação de teste negativo de Covid realizado nas últimas 24 horas e a realização de isolamento de 14 dias na cidade de destino.

 

 

(Com informações do El País Brasil e do Metrópoles)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: