quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vacinação contra a Covid será obrigatória para profissionais de saúde pública da Inglaterra

POR Ana Carolina Morais | 10/11/2021
Vacinação contra a Covid será obrigatória para profissionais de saúde pública da Inglaterra

Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

E

Esta semana, o governo britânico anunciou que a vacinação contra a Covid-19 será obrigatória aos profissionais de saúde pública da linha de frente da Inglaterra. A regra começará a valer em 1º de abril e aqueles que não a seguirem poderão perder o emprego, exceto os que não trabalharem em contato direto com pacientes ou que não puderem se imunizar por motivos de saúde – estes estarão isentos da medida.

 

 

O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, afirmou, ao Parlamento, que após consultar sobre a temática, chegou “à conclusão de que todos que trabalham (com pacientes) para o NHS têm de ser vacinados”. O NHS é o serviço público de saúde inglês. Javid reforçou, ainda, que “cerca de 90% do pessoal do NHS já recebeu duas doses” apesar de, em alguns hospitais, esse percentual cair “para quase 80%”.

 

 

O novo regramento foi estabelecido durante um período em que os serviços de saúde feitos com financiamento público enfrentam uma grande lista de espera, para todas as especialidades, devido à queda das consultas gerada pela pandemia de Covid-19.

 

 

O NHS é um dos maiores serviços de saúde do mundo, possuindo aproximadamente 1,2 milhão de funcionários, onde 627.000 destes trabalham com cuidados de saúde na linha de frente. Na Europa, alguns países já haviam estabelecido a obrigatoriedade da imunização para estes profissionais, como a Itália, a França e a Grécia. No Reino Unido, cada um de seus países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) pode definir o formato de sua política de saúde.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: